top of page

Animate Anyone: a nova ferramenta com IA que está gerando polêmica

Animate Anyone, um novo projeto de IA que dá vida a imagens inanimadas é mais um exemplo recente da revolução com inteligência artificial generativa


Animated Anyone ainda não é perfeito, mas basta assistir ao vídeo abaixo para entender seu poder de encantamento e assombro. Vale destacar que animar imagens com IA não é exatamente uma novidade, considerando que há vários projetos de pesquisa de síntese de imagem para vídeo que pretendem animar sujeitos a partir de imagens estáticas. Embora a maioria das tentativas existentes tenha produzido resultados pouco aceitáveis, o Animate Anyone é provavelmente o primeiro que deixa os usuários fascinados com suas criações de imagens animadas por IA. Baseado nos modelos do Stable Diffusion, ele permite animar com sucesso humanos, animes, desenhos animados e figuras humanoides e tudo o que precisa é de uma foto decente e alguns movimentos de dança de referência.




Sendo um projeto de pesquisa, o Animate Anyone ainda não está disponível de forma semelhante ao ChatGPT da OpenAI ou ao Bard do Google. A única maneira de jogar com ele requer que você seja um desenvolvedor. No entanto, você não precisa ser um gênio da codificação para entender como a tecnologia funciona e o que ela pode fazer.


Como essa ferramenta de IA anima imagens?


A IA foi capaz de criar imagens e vídeos do zero com base em todos os dados disponíveis na internet. Mas o Animate Anyone leva isso para o próximo nível. Ele usa técnicas avançadas para manter os detalhes consistentes e os movimentos suaves, combinando diferentes modelos para detalhes como ReferenceNet, um guia de pós para controle e uma sobreposição temporal para transições mais suaves.


Em termos leigos, ele simplesmente analisa a imagem e adapta várias versões da imagem a um padrão de movimento atual. O resultado é uma imagem de uma pessoa ou de um anime que parece dançar dentro do quadro com pouca ou nenhuma interrupção ou ruído. A menos que seja alertado, será fácil enganar as pessoas a acreditar que um vídeo real do assunto foi gravado.





Os criadores do projeto, Li Hu, Xin Gao, Peng Zhang, Ke Sun, Bang Zhang e Liefeng Bo, oriundos do Instituto de Computação Inteligente, Alibaba Group, publicaram o seu projeto no GitHub e o seu artigo está disponível no arXiv. A equipe também disponibilizou o código, bem como os vídeos de demonstração no GitHub, permitindo que os desenvolvedores de aplicativos trabalhem na tecnologia e até mesmo a usem em seus aplicativos ou serviços.


Alguns dos vídeos de demonstração compartilhados na página mostram resultados surpreendentes alcançados com imagens simples de retratos de pessoas, animes e figuras humanoides. Até agora, a modelo até conseguiu ler uma imagem borrada de uma mulher e criar um vídeo dançando a partir dela, tudo isso preservando os detalhes faciais, bem como o resto da roupa. O que é surpreendente é que essa ferramenta de IA também renderiza as sombras.


Além da indústria de pesquisa de IA, a tecnologia por trás do Animate Anyone pode ser de imensa utilidade para desenvolvedores de videogames, designers de moda e criadores de filmes. E quem sabe também seja usado para outros fins que nem imaginamos ainda.


Usuários levantam preocupações sobre suas habilidades


Como sempre acontece com uma nova tecnologia de IA, a internet está dividida sobre os prós e contras dessa tecnologia. Enquanto alguns estão ansiosos para ver o que essa ferramenta de IA pode fazer pela indústria do entretenimento, o outro lote está preocupado com a privacidade digital e a intenção maliciosa.


À medida que a acessibilidade da ferramenta de IA aumenta no futuro, caberá aos fabricantes criar regras e regulamentos para manter a internet segura para os usuários.


Como animar com esta ferramenta de IA


Atualmente, o projeto Animate Anyone está disponível apenas no GitHub como uma ferramenta de código aberto e ainda não foi implementado por nenhum desenvolvedor em um aplicativo ou site. Portanto, você pode ter que esperar até que alguém descubra uma maneira de fornecer isso em algum aplicativo de edição ou um novo filtro no TikTok.


Aprenda e descubra sobre a IA na fotografia com o Guia Fotograf.IA. Saiba mais e participe clicando aqui >>> Fotograf.IA



0 comentário

Comments


bottom of page