top of page

Adobe Revela Símbolo Especial para Marcar Conteúdo Gerado por IA

Atualizado: 12 de out. de 2023

Credencial de Conteúdo pode ser adicionada pelos usuários aos metadados de imagens, vídeos e PDFs que foram feitos com a ajuda de inteligência artificial



Hoje um dos grandes desafios com o avanço da IA é justamente a questão de sabermos o que é real ou não. Para ajudar nesse objetivo, a Adobe e outras empresas revelaram um novo símbolo para marcar imagens criadas com inteligência artificial, informando assim que nem tudo é o que parece.


O símbolo foi chamado de “Credenciação de Conteúdo” e foi revelado pela Coalizão para Provenance e Autenticidade de Conteúdo (C2PA) em colaboração com Adobe, Microsoft, Nikon, Leica, Camera Bits, Truepic e Publicis Groupe. Conforme observado pelo The Verge, o ícone pode ser adicionado a imagens geradas por IA criadas com softwares como o Adobe Photoshop e o Microsoft Bing Image Generator.



A Credencial de Conteúdo pode ser adicionada pelos usuários aos metadados de imagens, vídeos e PDFs para sinalizar àqueles que consomem um arquivo que a IA teve uma mão em sua gênese. O ícone também será anexado ao histórico de edição do arquivo, marcando-o permanentemente como conteúdo criado por IA.



“Os criadores podem optar por anexar Credenciais de Conteúdo ao seu conteúdo, o que pode incluir coisas como se a IA foi usada ou não”, escreveu a C2PA em seu site. “Uma vez que o conteúdo é disponibilizado, qualquer pessoa pode visualizar suas Credenciais de Conteúdo clicando no pino, o que revela as informações mais relevantes diretamente no contexto.”


Quando um usuário clica na Credencial de Conteúdo, ele poderá ver quem produziu a imagem, qual software de IA foi usado para criá-la e a data em que o ícone foi emitido. Ao mesmo tempo, o C2PA lançou um recurso de Verificação, onde os usuários podem fazer upload de uma imagem rotulada com uma Credencial de Conteúdo e visualizar todo o histórico de edição dessa imagem, até o momento em que o símbolo foi concedido.


A Credencial de Conteúdo depende de um fator importante: as pessoas e criadores tem que adicionar a marcação ao conteúdo. Vale destacar que além da Adobe, marcas gigantes como a Microsoft também fazem parte da iniciativa.


O fato é que o ícone é um passo na direção certa para algum controle em uma tecnologia que não parou de avançar. Resta saber se essa iniciativa vai dar certo e ajudar a indicar o que é IA e o que não é em imagens pelas redes sociais e na internet.


Se quiser aprender e dar os primeiros passos com IA na Fotografia conheça e comece com o Guia Fotograf.IA

0 comentário

Comments


bottom of page