top of page

A importância de ser diferente no marketing da fotografia

Ou como ser mais você e menos os outros pode te colocar em uma posição melhor de mercado


Convenhamos, quando o assunto é marketing na fotografia tudo é muito parecido. Eu até entendo os motivos: seguir o que os outros fazem é confortável e nos deixa ali, pertinho da média. O problema é que em um mercado extra competitivo, ser mediano representa uma ameaça real. Ser diferente pode começar pela sua fotografia e isso requer coragem. Primeiro, de fazer escolhas e não tentar ser tudo para todo mundo. Aliás, algo que acontece muito. De novo, as pessoas fazem essa escolha porque é confortável e menos arriscado. Ou pelo menos assim parece.


Vou deixar claro aqui: sua foto e assinatura visual é sim parte do marketing. E de novo, o que mais vemos por aí é mais do mesmo. Deve ser porque seguimos o estilo das referências ou porque estudamos algo e esquecemos de adaptar para a nossa visão. Não copie, adapte e torne com a sua cara. O problema é que a fotografia nos ensina a copiar, não a recriar. No fim, chega até a ser engraçado fotógrafos chateados com a IA por ela também fazer isso (como assim, só eu é que possa sair copiando os outros).


Nesse ponto do texto você pode estar revoltado comigo, mas no fundo a média é copiar os outros. Isso vale na fotografia e vale no marketing. No caso de negócios o que mais vemos hoje são técnicas e truques para resultados rápidos e que não são viáveis no longo prazo. Marca, assinatura, posicionamento de mercado, produto, presença…tudo fica para depois. O importante é seguir a trend e bombar com algo que a pessoa nem sabe ao certo o que irá gerar de fato (curtidas e alcance não pagam contas).




Ser diferente requer responder uma pergunta muito válida e difícil: quem é você de fato? O que acredita, quais os valores da sua marca? como as pessoas te percebem e como você quer ser percebido? Não é uma resposta fácil e até por essa razão ela é tão valiosa. Começar a responder é desenhar o que é importante para iniciar sua diferenciação no marketing e na fotografia.


Marketing é lento, repetitivo e pede presença (consistência) e ajustes frequentes. Mas isso é assunto para outro conteúdo. Só que insistir em ser igual aos outros vai te fazer chegar a lugar nenhum.


Um exercício para avaliar: ser diferente faz você se destacar no meio da mesmice. Se todas as fotos são iguais no feed e se as táticas são as mesmas…fazer diferente te dá a chance de mostrar algo distinto. Faça o teste. Aliás, testar é a base do marketing, testando, medindo e avaliando para ajustar o que é preciso e investir mais no que está dando certo.





Grandes marcas, grandes fotógrafos…eles têm algo em comum. Eles são diferentes da média. Por sinal, como poucos vão buscar isso…existe aí claramente uma oportunidade. Como poucos fotógrafos e fotógrafas são diferentes (ou querem ser) é aí que você pode se destacar. E mais: é a sua chance de fazer algo com a sua cara, com a sua identidade, com suas crenças. O marketing vai se destacar junto disso. Faça o teste.


Não vou te passar truques, nem dicas. Minha ideia aqui é te provocar a fazer o que precisa ser feito. Sentar, refletir, escrever e traçar um caminho que te represente de fato. Aproveite que é fim de ano e prepare-se! depois você pode me agradecer (se quiser).


Em tempo: Se também quiser começar agora e não esperar 2024 então conheça o “Novo Plano de Marketing 2024”. Com direito a uma série de vantagens, inclusive de conversar comigo para te ajudar com seu marketing na fotografia. Saiba mais >>> Plano de Marketing 2024 | NFoTo (enfbyleosaldanha.com)


0 comentário
bottom of page