top of page

A força (e o perigo) da palavra "melhor" no marketing da fotografia

Mas a força do "melhor" não está no jargão sem base que usamos com frequência sem justificar os motivos. O real poder da palavra funciona para quem aplica como parte do marketing justamente para melhorar produtos e serviços





Como diria, Seth Godin, o mestre do marketing moderno.


O novo marketing não é sobre interromper as pessoas com anúncios indesejados, spam ou propaganda.


O novo marketing é sobre criar produtos e serviços que as pessoas querem, precisam e amam.


O novo marketing é sobre resolver problemas, satisfazer desejos e superar expectativas. O novo marketing é sobre fazer a diferença na vida dos clientes.


O novo marketing começa com o produto. Não adianta tentar vender algo que não tem valor, qualidade ou utilidade. O produto é a base de tudo. Se o produto não for bom, nenhum esforço de marketing vai compensar. Se o produto for bom, ele vai se espalhar por si só, através do boca a boca, das recomendações e das avaliações positivas.


O novo marketing continua com o serviço. Não basta entregar o produto, é preciso acompanhar o cliente, oferecer suporte, garantia e pós-venda. O serviço é o que fideliza o cliente, o que gera confiança e lealdade. O serviço é o que transforma um comprador em um fã, um defensor e um promotor da marca.


O novo marketing termina com a melhoria. Não basta manter o produto e o serviço no mesmo nível, é preciso buscar constantemente a inovação, a atualização e a evolução. A melhoria é o que mantém o produto e o serviço relevantes, competitivos e desejáveis. A melhoria é o que surpreende o cliente, o que cria novas necessidades e novas oportunidades.


O novo marketing é sobre tornar produtos e serviços cada vez melhores. É sobre criar valor para o cliente e para a sociedade. É sobre fazer marketing com os clientes, não para os clientes. É sobre fazer marketing que importa.





O problema é você dizer que oferece algo "melhor" e não provar o que diz. No fim, o apelo é vazio. O risco é de a pessoa nem acreditar mais naquilo. A verdade é que só usar a palavra "melhor" na divulgação não vai ajudar muito. Sabe por quê? Porque as pessoas não acreditam mais em chamadas de todos os tipos. Até porque todo mundo diz ser o "melhor" o "maior" ou o primeiro...esse é um dos problemas do marketing: você diz o que quiser.


Mas sim, ter um propósito movido pela melhoria contínua é interessante. É por isso que marcas e artistas lançam novas obras. A nova câmera é melhor que a anterior. A nova sessão fotográfica com experiência imersiva e diferenciais de "cenários" criados pelo estúdio...são melhorias.


Ou seja, o melhor mesmo é não dizer que você é "melhor" mas sim tornar sua conduta estimulada pela palavra. Melhor produto, melhor serviço, melhor marca. Tudo isso pede sempre uma pergunta: como posso melhor isso?


No fim, quem vai definir se você o "the best" é o cliente. Ou a sensação será de frustração. Fui enganado e isso aqui não é melhor não. O que me faz lembrar de uma marca de bolo de chocolate que tem no nome: "o melhor bolo de chocolate do mundo", só que não é o melhor e quem provou sabe...então cuidado com o que você diz. Pense nisso.





O prazer de não ter que te vender nada. Coloco essa frase para você porque vi outro dia e achei relevante. Eu tenho produtos e soluções para te ajudar no marketing da fotografia. Confira abaixo. Mas se você não quiser gastar nada basta entrar no site do Sebrae local que tem bastante conteúdo grátis para você começar agora. E no fim, não estou te vendendo, mas sim é você quem estará comprando :-) Para quem quer estudar >>> ebooks - Marketing Para quem quer um Plano de Marketing na Fotografia e colocar a mão na massa >>> Plano de Marketing 2023 Para quem quer uma mentoria com Plano de Marketing >>> Plano de Marketing Premium


0 comentário

Comentarios


bottom of page