Relatório internacional aponta que em 1 ano a inteligência artificial gerou mais imagens do que 150 anos de fotografia
Imagens criadas com IA
A fotografia é uma das artes mais antigas e populares do mundo. Desde o seu nascimento em 1826, ela tem sido uma ferramenta poderosa para capturar momentos e contar histórias. No entanto, nos últimos anos, a fotografia tem enfrentado um desafio sem precedentes: a ascensão da inteligência artificial (IA).
Avançando 150 anos até 1975, o número total de fotografias capturadas chegou a 15 bilhões. No entanto, surpreendentemente, no espaço de apenas um ano, a IA conseguiu gerar um número equivalente de imagens. Isso segundo dados divulgados pelo relatório divulgado recentemente pela Everypixel.
A ascensão da IA foi inicialmente uma curva gradual, mas no ano passado, foi catapultada para a vanguarda da tecnologia convencional. Um domínio onde os bots prevaleceram é a geração de imagens. Sem dúvida, essa democratização da criatividade capacitou indivíduos comuns a criar e refinar suas habilidades artísticas sem a necessidade de ferramentas especializadas ou conhecimento técnico. No entanto, como uma faca de dois gumes, a IA também pode representar uma ameaça formidável para criadores e artistas humanos.
De acordo com um relatório estatístico do mecanismo de busca de imagens Everypixel, 80% das fotos (ou cerca de 12,590 bilhões) foram estimadas como tendo vindo de plataformas baseadas em Difusão Estável, como HuggingFace, Civitai e GitHub. Dado que o tamanho do repositório da Shutterstock fica apenas na casa dos 400 milhões de fotos e os cerca de 50 bilhões de fotos do Instagram desde sua criação, a aceleração exponencial dos recursos de IA e da taxa de adoção do usuário só tornará as condições ainda mais desafiadoras para a fotografia competir em escala.
Plataformas como o DALL-E 2 da OpenAI produziram impressionantes 34 milhões de imagens diariamente, somando impressionantes 916 milhões de renderizações. Em contraste, o Firefly da Adobe conseguiu o feito notável de produzir um bilhão de imagens em um período de apenas três meses.
Outro gerador popular, Midjourney, contribui para a cena com um rendimento diário de cerca de 2,5 milhões de renders, acumulando 964 milhões de renders desde sua criação.
A democratização da criatividade pode ser benéfica para muitos usuários que desejam criar conteúdo sem conhecimento técnico ou ferramentas especializadas. No entanto, é importante lembrar que a IA também pode representar uma ameaça formidável para criadores e artistas humanos. A propósito, sobre inteligência artificial especificamente na fotografia vale a pena conferir este conteúdo >>> O momento da IA na Fotografia: os tipos de fotógrafos(as) quando o assunto é inteligência artificial (enfbyleosaldanha.com)
Veja também >>> Como dar os primeiros passos com inteligência artificial na fotografia? (enfbyleosaldanha.com)
Comments