top of page

3 falhas graves no marketing dos(as) fotógrafos(as) em 2023 e que devem seguir como desafio em 2024

Falta de visão estratégica, falta de intenção e não entender que o marketing mudou

Foto: Eduardo Gorghetto/Unsplash


Indo direto ao ponto, fotógrafos e fotógrafas falham no marketing porque agem de forma tática. Ou seja, saem divulgando sem ter uma estratégia, um plano. Acham que é só postar a fotografia, mostrar quem são e seguir a última "trend" da rede social que está tudo certo. Se preocupam mais com a quantidade de posts e em mostrar suas fotos do que pensar de forma um pouco mais planejada. Não são intencionais (na média) e isso quer dizer: a intenção é só fotográfica e não equilibrada considerando os clientes, o mercado, a fotografia e o produto/serviço. Abaixo os 3 erros graves no marketing dos fotógrafos em 2023 e que deve seguir como desafio em 2024:



1 - Não ser intencional! Agir com intenção é pensar que o marketing que você faz é para que as pessoas tenham a chance de conhecer seu trabalho. Ou seja, no fim, fazer marketing é para ajudar as pessoas com sua fotografia. Seja para que elas fiquem mais bonitas, vendam mais, tenham memórias e por aí vai. SEr intencional é entender que marketing faz parte da rotina e que você tem que pensar e agir quanto a isso todo santo dia. Afinal, é seu negócio e sem marketing não tem como continuar e crescer.


2 - Não ter uma estratégia. Qual é o plano? O que quer atingir e como vai fazer? Como dizem, melhor um plano do que nenhum. É assustador, mas eu diria que 85% dos fotógrafos profissionais não pensam nisso. Agem de forma tática, pensam no dia a dia e vão levando. Quando buscam soluções, são truques, macetes, fórmulas mágicas e mirabolantes. São como receitas para emagrecer, dão certo por um tempo e depois volta todo o problema...as vezes até piora. Sobre essa parte vale destacar que não tem plano e quando fazem um se esquecem que ele deve ser acompanhado, ajustado e que obviamente vai mudar. Um plano não é estático e terá ajustes de rota frequente. É mais sobre o que você quer, como vai chegar lá e o que fará no caminho sobre isso.


3 - Não entender que o marketing mudou. E como mudou. O tema virou de ponta cabeça e hoje é sobre você. Sua causa e como quer impactar as pessoas com aquilo que faz. É sobre olhar para o mercado e para dentro e ajustar uma proposta que tenha a ver com você e seus clientes. E que acima de tudo, seja gratificante de ser feita porque é justamente sobre o que você é e como quer ser visto. O marketing se tornou mais humano e ao mesmo tempo equilibrado com tecnologia (IA, por exemplo) mas sem deixar sua causa de lado. Marketing não é só sobre vender, mas sobre ser visto e como você quer que as pessoas te vejam. Pode ser sobre reconhecimento, sobre transformações e por aí vai.


Se precisar de ajuda sobre isso. Conte com o Novo Plano de Marketing 2024 da Fotografia. Saiba mais e comece por aqui >>> Plano de Marketing 2024



0 comentário

Comments


bottom of page