top of page

Sabine Weiss: a última fotógrafa humanista morre aos 97 anos


Sabine, que morreu em sua casa em Paris, foi considerada a última discípula da escola humanista francesa





Sempre apreciei o trabalho e legado da fotógrafa. Uma grande perda e um legado que fica para todos que tem apreço pela fotografia.


A fotógrafa franco-suíça Sabine Weiss morreu em sua casa em Paris aos 97 anos. Nascida na Suíça em 1924 e naturalizada francesa, Weiss foi considerada a última discípula da escola humanista francesa. Sabine residia em Paris, onde montou sua oficina no Boulevard Murat desde 1949. Vencedora do prêmio Women in Motion de fotografia em 2020, Sabine foi tema de cerca de 160 exposições ao redor do mundo.





Ela aprendeu o ofício no estúdio de Willy Maywald, onde descobriu a força da luz natural e forjou aquele olhar compassivo e terno característico de sua produção através das cenas cotidianas e de rua do pós-Segunda Guerra Mundial de Paris.

Entre 1952 e 1958 trabalhou para a revista Vogue e, entre outros personagens, retratou Salvador Dalí, André Breton e Alberto Giacometti.





Ele gostava de retratar as pessoas que ele encontrou na rua.

Sabine Weiss gostava de capturar as crianças, mendigos e os sorrisos que ela encontrou na rua: a fotógrafa também ficou conhecida por suas fotos de moda publicadas na Vogue, era a última discípula da escola humanista francesa.




"Nunca pensei em tirar uma foto humanista. Uma boa foto deve tocar, ser bem composta e nua. A sensibilidade das pessoas deve ser óbvia", disse ela em entrevista. Com uma personalidade discreta e menos conhecida pelo público em geral do que outros fotógrafos de sua época, ela negou ter sofrido qualquer tipo de "segregação" por ser mulher e sempre quis dialogar "um diálogo constante" com os assuntos que fotografava, uma vez que considerava a fotografia como uma forma de "amizade".




Na Paris do pós-guerra lançou sua carreira. Lá, por volta da década de 1950, ela percorreu, muitas vezes à noite, a capital com seu marido, o pintor americano Hugh Weiss para congelar momentos fugazes: trabalhadores em ação, beijos furtivos, idas e vindas no metrô... Nessas imagens, as crianças são muito presentes, como um pequeno egípcio radiante imortalizado ao ar livre. "É um desafio, você tem que ir rápido, e eu nunca espero!"




No que ela chamou de "minhas fotos de ranho", ela apresentou sorrisos, jogos ou travessuras de rostos sujos e roupas rasgadas. "É divertido brincar com crianças de rua",disse ela.





Ele comprou sua primeira câmera aos 12 anos. Nascida em 23 de julho de 1924 em Saint-Gingolph, às margens do Lago Genebra, Sabine Weiss adquiriu aos 12 anos sua primeira câmera com suas economias. E aprendeu o ofício aos 16 anos em um famoso estúdio de Genebra. Ele chegou a Paris em 1946 e trabalhou para o fotógrafo de moda Willy Maywald. No ano de seu casamento, em 1950, ela abriu seu estúdio, enquanto Doisneau a apresentou à revista Vogue e à Agência Rapho (agora Gamma-Rapho). Assim, ela começou a frequentar círculos artísticos e a retratar Stravinsky, Britten, Dubuffet, Léger ou Giacometti.




Ela trabalhou e teve sucesso, em vários registros: reportagem (ela viajou o mundo), publicidade, moda, entretenimento, arquitetura. "Fiz tudo em fotografia", disse à AFP em 2020. "Fui a necrotérios, a fábricas, fotografei pessoas ricas, tirei fotos de moda... Mas o que sobrou são apenas fotos que eu fiz para mim mesma.




Weiss trabalhou com as melhores revistas do mundo (Newsweek, Time, Life, Esquire, Paris-Match, etc.). Prolífica e generosa, em 2017 ela legou 200.000 negativos e 7.000 folhas de contato ao Museu de l'Elysée de Lausanne. Atualmente, "as pessoas não se fotografam tanto em torno de si mesmas, mas elas mesmas",observou ela em 2020, referindo-se a selfies.

Para ela, as fotografias eram traços de vidas que tinham que ser preservadas a tempo. "Você tem que dizer às pessoas: fotografar, fotografar as pessoas, as coisas ao seu redor..."









0 comentário
bottom of page