top of page

Os segredos dos reflexos nos olhos humanos em 3D

Equipe de cientistas usa inteligência artificial para transformar reflexos nos olhos humanos em ambientes tridimensionais




Imagens via University of Maryland / GitHub


Uma equipe de cientistas da Universidade de Maryland fez um avanço impressionante ao transformar os reflexos de luz nos olhos humanos em cenas tridimensionais. O experimento utiliza uma tecnologia chamada Neural Radiance Fields (NeRF) e emprega inteligência artificial para reconstruir ambientes a partir de fotos 2D.


Para realizar o experimento, que foi publicado pelo site TechXplore, os pesquisadores usaram os reflexos capturados nos olhos de pessoas para tentar visualizar o que elas estavam observando. Ao analisar fotos de alta resolução de indivíduos olhando para a câmera, os cientistas ampliaram suas íris, identificaram o objeto e determinaram a direção do olhar.





Em um exemplo, eles registraram uma imagem do sujeito olhando para o personagem de videogame Kirby ao lado de um cachorro. Em outro caso, o sistema conseguiu recriar as imagens de uma barbearia. No entanto, sua qualidade borrada fazia parecer algo saído de um sonho.


A equipe pegou essas amostras, ampliou as córneas de cada indivíduo, inverteu-as, removeu a cor e outros detalhes que as íris poderiam ter distorcido, e eliminou o efeito de espelho curvo para desenvolver imagens 3D.




Além desses experimentos controlados, onde os sujeitos foram orientados a focar em um objeto ou um espaço específico, a equipe também testou cenários reais. Em outras duas ilustrações, eles estudaram os olhos de Miley Cyrus e Lady Gaga em seus videoclipes. Os resultados disso não foram imagens claras. Em vez disso, parecia que Cyrus estava olhando para uma grade de iluminação enquanto Lady Gaga poderia estar olhando para um diretor ou outra pessoa no set.


Isso tudo parece um recurso conveniente em um filme de espionagem onde os mocinhos podem ampliar o olho de alguém para pegar o reflexo do vilão.


Vídeo via University of Maryland / GitHub


De qualquer forma, é incrivelmente fascinante. E embora o estudo ainda esteja em seus estágios iniciais, os pesquisadores acreditam que ele pode contribuir para ampliar as possibilidades de reconstrução de cenas em 3D.


Você pode ver o conjunto completo de renderizações aqui no GitHub.




0 comentário

Commenti


bottom of page