top of page

Como ter resultado rápido com marketing na fotografia?

Atualizado: 17 de nov. de 2022

A resposta simples é: NÃO!





Um post seu "bomba" e você consegue muitos seguidores, curtidas e afins. E por consequência você ainda vende bem graças ao resultado. Um post viral com os bastidores de um ensaio, um lançamento inusitado ou uma foto incrível.


Agora repita o resultado na próxima postagem e tenha os mesmos resultados...


A verdade é que não existe receita para postagem "viral" ou com bons efeitos "orgânicos". Por mais incrível que seja o conteúdo, nunca dá para saber de fato.


Marketing na fotografia assim como em outras áreas não dá resultado rápido. Leva tempo e pede consistência. Daí a importância de manter a "presença" e insistir. E claro, ajustar quando necessário.


Só faltou citar uma coisa: estudar o comportamento e a intenção de quem consome de você!


Muito se fala em métricas. Quantos cliques, quanto isso e aquilo...e ok. Pois é importante medir. E o índice de "impacto real" na vida da pessoa que você serve? Existe métrica medindo a satisfação do cliente com a sua fotografia. O quanto foi transformador e importante para a vida daquela pessoa.


O pensamento aqui nesse caso tem relação com o "motivo da compra" e que talvez tenha pouca relação com o que você faz de fato.


Uma pessoa contrata um fotógrafo de casamento ou a possibilidade de relembrar os momentos felizes daquele dia marcante na vida do casal?


A pessoa compra uma foto na parede ou uma forma de relembrar a viagem incrível ou um local valioso para ela "sair um pouco de casa"?


Uma pessoa compra um álbum de fotos da viagem ou uma memória feliz daquele momento inesquecível?


Veja, poderia dar muitos exemplos da "teoria dos trabalhos", mas ela depende da sua investigação: na prática quer dizer o seguinte...será que o cliente (seja qual for a área) está comprando você pelo que você acha? ou seria outra razão?


Está vendo como não tem resultado rápido com marketing? Porque é um jogo de investigação do comportamento do consumidor, do mercado e do que você faz. E isso requer tempo, ajustes, dedicação e excelência.


Por que um fotógrafo compraria um plano de marketing? Porque ele na verdade está investindo na chance de ter mais controle na forma de ter mais clientes. Porque está comprando na verdade um compromisso inicial ou intenção de melhorar seu negócio.

Bem, eu fiz meu exercício aqui para você. Se tiver interesse em "melhorar seu negócio com intenção real" então conheça o Plano de Marketing 2023!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page