Uma pequena amostra do perfil do marketing atual dos fotógrafos brasileiros

Uma checagem recente feita pela Escola de Negócios da Fotografia identificou os desafios mais comuns quanto ao marketing dos profissionais



Como você está de marketing? Essa pergunta é importante em tempos de crise sanitária e econômica. Avaliar isso e fazer algo a respeito é importante até para mudar o curso das coisas. Pois bem, fiz uma pesquisa com uma amostra pequena de fotógrafos e receio que ela até atraiu um perfil acima da média quando o assunto é “atrair e manter clientes”. Digo isso porque na questão do produto, por exemplo, as respostas mostraram que o “estou bem nesse aspecto” me parece fora do padrão do que vemos por aí no mercado fotográfico.




Quanto ao marketing estou...

Um olhar sobre esses resultados. Primeiro, o que é médio é muito amplo. O fato da maior parte dos fotógrafos dizendo que estão medianos pode levar a algumas leituras. Será que estão com uma visão otimista dessa parte? Será que a leitura que fazem do marketing dos seus negócios está correta? De qualquer forma bate com a minha visão de que na fotografia tudo está muito “mais do mesmo”. Inclusive essa parte de marketing.




Produto é parte do composto do marketing. Quanto ao produto na fotografia estou…

Aqui bate muito com a realidade do mercado. Como a amostra não é representativa, tenho a impressão que o número é maior do que 50% entre fotógrafos. A ideia de que “a minha foto é o bastante” e que tudo é digital e que as pessoas não querem mais nada impresso talvez sigam ajudando nesse sentido.



Presença e sua consistência é parte importante do marketing. Quanto a minha presença estou…