Uma pequena amostra do perfil do marketing atual dos fotógrafos brasileiros
- Leo Saldanha
- 19 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Uma checagem recente feita pela Escola de Negócios da Fotografia identificou os desafios mais comuns quanto ao marketing dos profissionais

Como você está de marketing? Essa pergunta é importante em tempos de crise sanitária e econômica. Avaliar isso e fazer algo a respeito é importante até para mudar o curso das coisas. Pois bem, fiz uma pesquisa com uma amostra pequena de fotógrafos e receio que ela até atraiu um perfil acima da média quando o assunto é “atrair e manter clientes”. Digo isso porque na questão do produto, por exemplo, as respostas mostraram que o “estou bem nesse aspecto” me parece fora do padrão do que vemos por aí no mercado fotográfico.
Quanto ao marketing estou...

Um olhar sobre esses resultados. Primeiro, o que é médio é muito amplo. O fato da maior parte dos fotógrafos dizendo que estão medianos pode levar a algumas leituras. Será que estão com uma visão otimista dessa parte? Será que a leitura que fazem do marketing dos seus negócios está correta? De qualquer forma bate com a minha visão de que na fotografia tudo está muito “mais do mesmo”. Inclusive essa parte de marketing.
Produto é parte do composto do marketing. Quanto ao produto na fotografia estou…

Aqui bate muito com a realidade do mercado. Como a amostra não é representativa, tenho a impressão que o número é maior do que 50% entre fotógrafos. A ideia de que “a minha foto é o bastante” e que tudo é digital e que as pessoas não querem mais nada impresso talvez sigam ajudando nesse sentido.
Presença e sua consistência é parte importante do marketing. Quanto a minha presença estou…

A divisão é desequilibrada. Metade dizendo que está bem com ações na internet para divulgar e se relacionar. A outra parte indicando claramente o desafio frequente dos fotógrafos: como aparecer? ou pior, nem fazer nada.
A divulgação é a conversa para promover meu negócio. Quanto a divulgação estou…

Aqui a parte da divulgação em si que de certa forma está conectada com a última pergunta… bem dividida entre aqueles que fazem promoções de preço e outros. Bateu com o que vejo, de fotógrafos que buscam pouco a via do contato “um a um” mesmo nas redes sociais. A boa notícia é que todos divulgam…
Preço é marketing. Quanto ao preço estou…

Bom ver que metade faz o preço com base concreta nos custos e em quanto vai lucrar. Ainda assim acredito que o resultado do achismo e “fazer preço no que acho justo” representa a média do mercado. Algo que fica claro até nessa pesquisa.
Meu posicionamento é como sou percebido no mercado. Quanto a isso estou…

Mais de 66% não sabem o que as pessoas pensam do negócio delas ou nem entendem o que é posicionamento do mercado. E isso é preocupante pois é um pilar do marketing básico. Para definir ou realinhar meu marketing é fundamental determinar o posicionamento de mercado e ajustar de tempos em tempos. Isso é feito com pesquisa, conversas e ações que vão impactar no composto do marketing (preço, produto, presença e divulgação). Ou seja…comprova o que vejo no mercado. De que os fotógrafos fazem marketing sem base criteriosa do posicionamento. Seria o mesmo que fotografar sem entender conceitos clássicos de composição, exposição, etc.
Meu público. Quem eu atendo…

A boa notícia é que sabem quem atendem. O perfil do atender o que vier em tempos de crise é natural. Saber quem atende é importante, mas o próximo passo é descobrir quem eu gostaria de atender mais e como fazer com que ele retorne sempre. E sobretudo onde estão os iguais a esse que eu quero atender.
Objetivo e causa. Sei quem eu sou nesse negócio…

Nas atividades que promovo noto que esse número dos que não sabem o motivo do negócio (além de faturar) é bem mais alto. Por que isso é importante? porque para criar um marketing autêntico eu deveria saber quem sou nessa história não? Isso impacta em tudo, do produto ao público. E especialmente na forma de me posicionar, divulgar.
Uma das respostas abertas que recebi merece destaque:
Eu não tenho agenda cheia, atendo menos clientes que desejo. A pandemia atrapalhou meu crescimento! Estou estagnado, mesmo tendo um serviço atual no mercado.
Por isso é que o marketing está sempre junto de qualquer negócio e não seria diferente na fotografia. Isso vale para fotógrafos, lojas, indústria e afins. Se queremos viver de fotografia…logo temos que encarar o marketing como parte da rotina. Ela não é fixa, o jogo muda de tempos em tempos e os desafios com a pandemia tornaram essa dinâmica ainda mais desafiadora. O que é relevante é saber o seguinte: fazer marketing você faz mesmo que não queira. E da mesma forma que você evolui sua fotografia vale o mesmo para esse tema. Então pratique, aprenda, ajuste e evolua seu marketing para o bem do seu negócio de fotografia.
Dias 26 e 27 de maio farei uma nova turma ao vivo do Foto+Produto. Chance para você melhorar seu marketing com foco em produto. Saiba mais aqui: FOTO+PRODUTO AO VIVO.
Caso queira aprender o básico tanto sobre produto quanto marketing…então recomendo o combo: Aulão de Marketing Básico + Produto.
Se o problema é preço então o mais indicado é o curso+app ImagePrice
Comments