top of page

Suelen Tieko: criando belas fotografias de paisagens (também para a nova fase dos NFTs)

Suelen Tieko mora e atua no Canadá em Vancouver. Uma talentosa fotógrafa que também apareceu em destaque por conta dos conteúdos gerados por ela sobre NFTs no YouTube.



Paixão por paisagens dramáticas. Verdadeiras pinturas criadas pela fotógrafa. Foto: Suelen Tieko

Suelen aceitou o convite para uma entrevista por email. Ela comentou sobre a carreira, a vida no Canadá e as oportunidades e desafios da fotografia blockchain. Siga a fotógrafa no Instagram aqui: Suelen Tieko (@neleus.okeit) • Fotos e vídeos do Instagram e inscreva-se no canal dela aqui: Suelen Tieko - YouTube


Em tempo: Suelen vai conversar ao vivo com os membros do NFoTo (dia 16 às 15h).

NFoTo - se puder contar um pouco como você começou na fotografia?

Suelen Tieko - Sempre gostei de fotografia, mas como espectadora. Admirava muito quem fotografava. Tinha uma ideia errada de que a pessoa tinha que nascer com um talento para poder fotografar, e achava que eu não tinha esse talento.

Depois que me mudei pro Canadá minha forma de pensar sobre várias coisas mudou. Passei por algumas situações bem difíceis e lembrei da fotografia. Resolvi começar a fotografar porque queria fazer alguma coisa que eu quisesse fazer que não fosse relacionado ao trabalho, mas que fosse uma atividade prazerosa que eu quisesse fazer nas minhas horas vagas.

NFoTo - como define seu estilo e o que busca nas imagens que cria?

Suelen Tieko - Gosto de fotografar a natureza. Gosto de fotografia noturna e de capturar paisagens dramáticas como aquelas em dias nublados e chuvosos. Não sei se tenho um estilo, mas é disso que gosto.



Foto: Suelen Tieko

NFoTo - você se tornou uma referência na fotografia NFT por conta do YouTube. Como foi sua entrada nesse mercado?

Suelen Tieko - Não sei se posso dizer que me tornei uma referência, eu entendo bem como cripto e NFT funcionam, antes de NFT ser popular eu já havia estudado sobre cripto e investia, então foi um pouco mais fácil pra mim entender as tecnicalidades. Resolvi fazer vídeos contando minha experiência e explicando as coisas de forma mais simples para ajudar as pessoas a entenderem um assunto que é complexo. Meu foco era principalmente ajudar artistas, fotógrafas e fotógrafos.

Eu comecei a ouvir sobre NFT no começo de 2021, nos grupos de cripto que eu participava. Fui investigar e vi que tinham vários artistas vendendo suas artes, mas naquela época só vi 3D, Design, Ilustrações. Mas já naquela época eu pensei que a fotografia teria potencial e fiquei acompanhando.

Depois de alguns meses vi o pessoal da fotografia também fazendo um movimento forte de entrada em NFT, eu já estava no Twitter acompanhando tudo, encontrei um pessoal super legal com quem conversei e tirei algumas dúvidas e resolvi fazer um teste e lançar algumas das minhas fotos.


NFoTo - O que acha de tudo que aconteceu com os NFTs de 2021 para cá?

Suelen Tieko - Eu acredito que NFT em 2021 foi um movimento muito legal pra comunidade artística e elevou muito nossa arte, trazendo vários nomes pra mídia Brasileira e internacional. Eventos como o NFT NYC levaram a arte para vários cantos de uma das cidades mais importantes do planeta.Isso não tem precedentes na história,

As NFTs também impulsionaram a entrada de muitas pessoas no mundo cripto, pessoas que se não fossem as NFTs talvez demoraria muito a adotar o uso de cripto.

Porém, assim como cripto, NFT também é um mercado altamente especulativo, manipulado e de ciclos. É preciso estar atento para não cair em ciladas e focar mesmo em divulgar nossa arte, consolidar nosso nome na comunidade e converter em vendas.

As economias mundiais estão em recessão, e o mercado NFT também não foi diferente, na minha opinião não teremos aquele mercado eufórico que aconteceu em 2021, pois mesmo após a recessão as pessoas estão mais cautelosas e mais maduras também em relação a cripto.



Foto: Suelen Tieko

NFoTo - somos meio que escravos de redes sociais. Qual sua relação com elas?

Suelen Tieko - Vejo as redes sociais como uma ferramenta. Nem todas as pessoas precisam estar nas redes sociais se não quiserem. Mas para fotografia é fundamental.

Eu uso as redes para divulgar meu trabalho, expressar minha arte e para me expressar. Também uso pra me relacionar com as pessoas que se interessam pelas mesmas coisas que eu.

Acho fantástico o fato de ter plataformas que me permitem mostrar minhas fotos para várias pessoas ao redor do mundo e também tenho oportunidade de me conectar com elas, coisa que não aconteceria se não fossem as redes sociais.

O que eu vejo são muitas pessoas usando as redes sociais de forma errada, pra se comparar, não consegue discernir o que é o recorte de uma realidade que está ali sendo retratado, e aí acabam absorvendo padrões e expectativas irreais pra si mesmas.

NFoTo - O que acha que vai acontecer com os NFTs em 2023?

Suelen Tieko - Acho que vamos continuar no bear market (em baixa) durante todo o ano de 2023.Com algumas variações pra cima e para baixo.

NFT veio pra ficar, porém já está acontecendo uma consolidação de quem são os artistas que são os nomes do NFT, como em qualquer mercado, quem faz o melhor marketing leva. Então vai ficar cada vez mais difícil para novas pessoas entrarem e se consolidarem nesse mercado. Não será impossível, mas mais difícil que em 2021 com certeza.



Foto: Suelen Tieko

NFoTo - como é viver no Canadá? Como é trabalhar aí?

Suelen Tieko - Eu amo o Canadá. Um país cheio de paisagens incríveis com uma qualidade de vida boa.

Eu me identifico muito com os valores da sociedade Canadense e do senso de comunidade que se tem por aqui, e isso é um fator que me fez desejar ficar.

Trabalhar aqui é corrido igual no Brasil, o nível de exigência das marcas é alto. Mas aqui temos mais oportunidades, somos melhores remunerados, e uma coisa que gosto muito é que eles são muito profissionais.

Morar aqui às vezes me prejudica com algumas marcas brasileiras que acreditam que o fato de eu não estar no território brasileiro prejudicaria a conexão com o público.

NFoTo - qual o grande desafio de viver de fotografia na sua visão?

Suelen Tieko - O maior desafio para mim é manter a constância na criação de conteúdo que é o que vai permitir a monetização do meu trabalho.Manter as pessoas engajadas e com vontade de consumir meu conteúdo é um trabalho exaustivo. A maior frustração é gastar horas na produção de um conteúdo e ter um baixíssimo número de visualizações. Mas faz parte do jogo, porém é cansativo e às vezes desanimado, mas qual trabalho também não tem essas coisas, não é mesmo?



A fotógrafa Suelen Tieko

NFoTo - o que mais curte no seu trabalho?

Suelen Tieko - Liberdade de poder escolher qual conteúdo vou criar, liberdade de escolher com quais clientes eu vou ou não trabalhar.

Privilégio de estar em lugares incríveis, no meio de uma natureza linda.

NFoTo - o que acha dessas coisas todas de super smartphones para fotografar até inteligência artificial?

Suelen Tieko - Eu acho muito legal, não tenho restrição nenhuma com smartphones, acho uma ferramenta incrível que está na palma da nossa mão e pode ser usada para expressarmos nossa criatividade.

Inteligência Artificial eu acho fantástico no ponto de vista do avanço tecnológico, fora do mainstream que é divulgado, existem muitas aplicações incríveis e muito úteis que geram melhorias na vida das pessoas.

Nas artes eu acredito que é algo que ainda precisa amadurecer. Muita discussão ainda sobre a propriedade intelectual do banco de imagens usado para gerar uma imagem. Acredito que estamos novamente diante de um daqueles pontos na história da arte igual ao ponto onde as máquinas fotográficas surgiram e era questionado se uma foto era arte, ou só pintura era arte.

NFoTo - qual seu sonho?

Suelen Tieko - Não sei se tenho sonhos mas tenho alguns objetivos e metas que coloco pra mim.

Gostaria de ir morar ainda por um tempo em um país diferente (iria amar morar na Islândia por exemplo). E gostaria muito de ver o meu canal no YouTube crescer e ser um dos maiores canais de fotografia.


Siga a fotógrafa no Instagram aqui: Suelen Tieko (@neleus.okeit) • Fotos e vídeos do Instagram e inscreva-se no canal dela aqui: Suelen Tieko - YouTube


Em tempo: Suelen vai conversar ao vivo com os membros do NFoTo (dia 16 às 15h).

0 comentário
bottom of page