Smartphones com 200MP vão se tonar o "padrão" em breve

Essa eu vi em alguns sites gringos. A fabricante Mediatek anunciou o novo chipset Dimensity 1080 com suporte para smartphones intermediários com 200MP





A taiwanesa fabricante de semicondutores MediaTek lançou seu mais recente chipset intermediário, o Dimensity 1080. O Dimensity 1080 apresenta inúmeras melhorias ao longo da Dimensity 920 de 2021, incluindo os recursos de processamento de imagem do chip. Segundo informações do site DPreview, o 1080 pode lidar com dados de sensores de imagem até 200MP, enquanto o suporte ao sensor dimensity 920 atingia 108MP.


Vale lembrar que em 2022 tivemos os lançamentos dos modelos da Motorola e Xiaomi com 200MP. Na prática, a novidade da MediaTek "Continuando o legado da MediaTek de otimizar energia e desempenho, o Dimensity 1080 oferece um conjunto completo de recursos avançados que desafiam as expectativas sobre o que um smartphone 5G pode fazer", disse CH Chen, vice-gerente geral da Unidade de Negócios de Comunicações Sem Fio da MediaTek. "Este novo chipset foi projetado para melhorar ainda mais muitas das funções que tornaram seu antecessor grande, incluindo poder de processamento, qualidade de câmera e vídeo, e tempo de comercialização para fabricantes." A Dimensity 1080 estará disponível ainda este ano. Dado que o chip compartilha algum hardware e software com o Dimensity 920, a MediaTek acredita que os fabricantes de smartphones poderão trazer novos telefones com o 1080 para o mercado rapidamente.





Isso quer dizer na prática que modelos intermediários terão capacidade para câmeras com 200MP. Contudo, talvez o desempenho não seja tão bom quanto modelos premium. Hoje é comum vermos dispositivos com 48 e 64MP. E 108MP que antes era coisa das versões premium também já vai ficando para trás.

0 comentário