Qual a pose que vai fazer toda a diferença para quem vive da fotografia?

Espontânea ou posada, poses são fundamentais para boa parte dos profissionais. Mas quando o assunto é marketing a pose mais importante está na mente do cliente





Direção de pessoas costuma ser um dos grandes desafios para fotógrafos. E não é para menos. Posso até falar por mim, pois não me sinto natural posando para fotos. Deve ser por isso que prefiro aquilo que é captado de forma natural quando nem estou percebendo. Claro, isso é questão de gosto. Uma visão muito pessoal, subjetiva.


Qual a relação entre poses e marketing? Para mim é total. Pose é para obter o resultado da imagem tão desejada (na visão do fotógrafo). Logo, existe a conexão com entre percepção do fotógrafo do que será melhor para a imagem do cliente. No fim, o cliente dirá se o resultado agradou ou não. E isso também é subjetivo.


Agora veja que curioso, pois vale a mesma coisa para posição na mente dos clientes.


O fotógrafo tem uma ideia de si. Como profissional, como pessoa. Ou talvez nem pense nisso. Seja como for, os clientes ou possíveis clientes tem uma opinião também sobre você. Quer você queira ou não, os atributos do que você faz e de quem você é serão julgados pelos possíveis clientes ou mesmo por aqueles que já atendeu.





Quais os critérios de julgamento? Postura (que também tem relação com pose), modos, marca, design, preço, estilo, a forma como fala, o que posta, sua fotografia e até como se veste. Citei só algumas. No fim, as pessoas formam uma posição mental sobre quem você é e o que faz. E claro, também tem uma percepção da sua fotografia.


Vale dizer que o julgamento feito por eles pode ser bem rápido, mas que também se estende em um processo mais longo se existir uma relação mais frequente e duradoura. Nesse caso do cliente que já existe, e que retorna, as camadas de sua "posição na mente" dessas pessoas certamente será mais complexa e poderá mudar com o passar do tempo. Um desafio.





Por que isso importa? Em um conteúdo anterior, tratei do Modo EQ para fotógrafos(as). Da importância de equilibrar um pouco de tudo. Da fotografia, do marketing e tudo mais. O quanto é fundamental ter esse equilíbrio. Se quiser ler sobre isso clique aqui: Está na hora de acionar o modo EQ para fotógrafos(as) profissionais


A percepção que você gera para os clientes e como quer ser percebido por eles é um jogo tão importante e similar ao que ocorre na hora da direção das poses. Já que quem dita como você é visto e que imagem passa é você. Se você é rebelde e ousado e quer mostrar isso, não vai postar coisas em um estilo conservador. Se é divertido e leve, não vai ficar mostrando só coisas sombrias. Quem dirige essa "pose" na cabeça dos clientes é você.


Nesse ponto você imagino que você já parou para pensar ou talvez refletir sobre qual a "pose" que você gostaria de ter na mente dos clientes. Espero que reflita sobre isso.


Ou talvez você tenha pensado: que isso tudo é besteira, pois tem tanta gente no mercado e na prática as pessoas nem estão preocupadas de fato com o que a gente faz ou parece.


Elas não têm tempo para julgar e só pensam em preço ou querem tudo para ontem para poder mostrar nas redes sociais. Tudo pela melhor pose para obter o máximo de curtidas, popularidade.


Se esse for o caso, isso não deixa de ser uma posição de mercado bem definida. De que você se autoavalia como "mais do mesmo" e que os clientes pensam da mesma maneira como você pensa.


Fotógrafos e fotógrafas destacados no mercado têm boas posições de mercado? Eu acredito que sim. E eles sem preocupam com isso. Como saber qual meu posicionamento? como saber o que clientes pensam de mim? Perguntando, fazendo pesquisa.


As referências dentro e fora da fotografia tem essa preocupação de como são vistos e como querem ser lembrados. E certamente não se encaixam nesta visão de clientes "não tem tempo para julgar ou que não se importam com nada disso".


Cada um faz a pose que quiser quando o assunto é o marketing da fotografia. Só esteja preparado para a reação dependendo da pose que escolher na mente dos seus clientes.


O Plano de Marketing da Fotografia 2023 tem um foco claro na importância do posicionamento de mercado para traçar sua estratégia de marketing. Saiba mais e garanta o seu clicando aqui: Seu Plano de Marketing 2023