top of page

POR QUE O MARKETING É TÃO IMPORTANTE NA FOTOGRAFIA?

Porque para viver desse mercado você precisa atrair e manter clientes. Basicamente a definição do que é marketing para qualquer negócio (não só na fotografia)


A ideia de que fotógrafos não precisam de marketing foi disseminada por muito tempo no mercado. “Você precisa saber fotografia!” ou “O importante é fazer o trabalho direito”. E por aí vai. O fato é que a própria ideia sobre o assunto é repleta de estigmas que pouco tem relação com a real definição do tema. Então primeiro vamos responder: O que não é marketing?


Marketing não é vendas. Embora a parte de vendas responda ao marketing. Sem essa orientação você se torna refém de vender é só isso o tempo todo. Quando o composto do marketing entra em cena questões como posicionamento de mercado, segmentação, alvo norteiam todos os esforços nas questões de produto, preço, presença e divulgação.


Marketing não tem fórmula pronta. Se tivesse todos os negócios teriam sucesso aplicando as receitinhas. As grandes marcas que se tornam referência em qualquer ramo (inclusive na fotografia) criaram uma trilha própria. O que existem são pilares clássicos e os mais recentes do digital. Por exemplo, o produto é pilar do marketing. Sem ele não tem negócio. E olha que mesmo assim tem muito fotógrafo que quer viver da fotografia sem produto.


Marketing digital não vai salvar seu negócio. Não sem ter olhado primeiro para você e encontrar as respostas para o seu caso. No fim, é tão desafiador justamente por isso, porque você tem que encontrar esse caminho por conta própria. Podendo até seguir algumas táticas “vencedoras”, mas sem ter a base do seu marketing (para quem é? O que você oferece?) vai ser uma questão de tempo para virar só mais uma ação do tipo: preciso vender logo.


Marketing não é enganação. É uma metodologia com mais de 60 anos usada pelas marcas que você aprecia que fabricam câmeras, softwares e afins. Tem a ver com você e seu público e como ele te percebe. Marketing não é ciência exata e pede testes, ajustes e consistência. É fazer, errar, aprender e seguir neste trabalho constante.


Marketing não é só divulgação. A parte da promoção que é composto importante do tema só vai ter o efeito sofisticado que temos se todo o resto estiver alinhado. Do contrário será mais uma postagem com preço no Instagram e “corra pois está acabando”.


Não dá para ser fotógrafo e ser bom em marketing ao mesmo tempo. Quem disse? Esses mitos que são frases freitas em rodinhas virtuais e presenciais não refletem a realidade. De certa forma os grandes nomes da fotografia souberam trabalhar tanto o lado artístico quanto o de marketing.


Minha fotografia é meu marketing. Minha obra vai falar mais alto. Todos os anos trilhões de fotos são descarregadas nas redes sociais. O que leva a crer que uma imagem digital (por mais incrível que seja) possa ser o bastante? De fato, uma imagem é marketing e em sua essência é (ou deveria ser) a assinatura visual que representa a marca do fotógrafo. Na prática o que vemos é bem diferente. Achar que só a foto digital e curtidas vão sustentar o negócio e fazer o marketing é um bom exercício de autoengano.


Por que o marketing é importante na fotografia como negócio? simples. Porque todo empreendedor ou empresa precisa atrair e manter clientes. Logo, se é para ser fotógrafo profissional ou empreendedor da fotografia vai usar o marketing para tanto.


Por que existe tanta confusão sobre o assunto? Não é um caso isolado da fotografia, mas o fator “paixão” por fotografar não ajuda no seguinte sentido: Eu amo fotografar, o resto eu resolvo depois. Esse resolve depois vira “o baratinho”, o desespero sem preparo, o eterno vender para ontem, o “vou copiar o fulano porque ele está bem” e por aí vai.

A Escola de Negócios FHOX criou dois produtos para atender fotógrafos com dificuldades no marketing. O livro Marketing Básico para Fotógrafos ou o curso online Marketing (é o) Básico.

0 comentário
bottom of page