top of page

PELOTON, SLEEVENOTE E A NOVA FASE DOS NEGÓCIOS HÍBRIDOS

Dois cases recentes trazem reflexões sobre a tecnologia combinada com o mundo real. Será que a fotografia vai acompanhar essas transformações que envolvem hardware, software e mídia?



Milhares de academias de ginástica mundo afora foram bem impactadas pela pandemia. Curioso é notar a tecnologia combinando equipamento, programa e mídia possa nos dar cases como a Peloton. Calma que logo mais conecto isso com a fotografia. A Peloton é uma marca difícil até de descrever. Vende bicicletas para usar em casa que custam dois mil e tantos dólares e que mesclam tela, mídia, tecnologia. Tudo para você fazer seus exercícios em casa, mas com uma aula de um especialista. A empresa bombou na pandemia.


Chega a ser incrível que John Foley, CEO e cofundador, tenha criado a empresa depois de ir na academia e ficar atrás de uma coluna da sala onde estava e não conseguir assistir ao instrutor. Dali surgiu a ideia dele: e se tivesse uma tevê aqui para acompanhar a aula. E se fosse em casa. Saltando muitos anos depois, a Peloton é um sucesso e os professores são verdadeiras celebridades. A marca conta com estúdios de gravação que servem para filmar as aulas e enviar para os equipamentos.




Ou seja, a Peloton não é só uma bicicleta. É uma marca que transformou esse mercado com mídia e tecnologia de uma forma inesperada. Afinal, as pessoas (que podem) estão fazendo mais exercício em casa. O público é obviamente premium.


Por que não temos nada parecido até aqui na fotografia? aqui você pode pensar que já temos. São os computadores e smartphones que servem para assistir aos conteúdos de YouTube e afins. Da mesma forma que uma pessoa pode fazer exercício na sua bicicleta ergométrica em casa sem precisar gastar uma fortuna com uma Peloton da vida. A experiência é a mesma? O que me parece claro é a possibilidade de termos algo similar para foto e vídeo. Algo que por alguma razão ainda não foi lançado (que eu saiba) que combina esse mundo da imagem da mesma forma com equipamento, programa e mídia. O mais próximo que temos disso são os apaixonados por fotografia de videogames. Existem até artistas voltados para isso. Mas parece que esse momento é oportuno para alguma fabricante pensar em algo desse tipo. Ou parece muito fora da realidade?



Eis aqui outra deixa para coisas novas (ou apenas um devaneio tecnológico). Vi uma matéria na Gizmodo sobre o Sleevenote. Fico pensando como nenhuma marca do mercado de câmeras pensou em um dispositivo desse tipo.


Com uma proposta que mistura fotos e vídeos e música de um jeito divertido. Só para constar, o Sleevenote é para quem curte álbuns e quer ver e ouvir e se relacionar com a música em uma experiência completamente inusitada. Será que vai dar certo?



Claro que o smartphone faz isso, mas um produto único com esse apelo da música combinada com as minhas fotos e vídeos poderia expandir a experiência de um jeito único. E o Spotify ou até a Apple poderiam se beneficiar disso. Não me parece inesperado que esse próprio equipamento de música evolua para algo assim. Com uma função de trilha sonora que mistura as memórias da gente com nossas músicas favoritas. Seja como for, a sensação é que o mercado da imagem poderia se beneficiar de um produto com esse propósito.


Diversão, surpresa, mídia, tecnologia. Tudo junto e misturado para dar aquela sacudida com uma nova categoria de equipamento. Poderia ser para treinar fotografia, vídeo ou para acompanhar minhas fotos. Devaneio tecnológico ou questão de tempo e ousadia? É esperar para ver e se surpreender com outras ideias que nem imaginei ou abordei aqui. Prova disso é essa ideia da Peloton que hoje é um sucesso e virou case de negócios mundial em tempos de isolamento. Um produto campeão da pandemia. O CEO contou em entrevista que sua ideia foi rejeitada por 100 investidores até conseguir um que acreditasse no projeto. A Peloton cresceu em vendas 66% logo no começo da pandemia e também obtendo lucro pela primeira vez justamente por conta desse momento que estamos vivendo. O fato concreto: 2020 virou as coisas de cabeça para baixo e as oportunidades e caminhos diferenciados estão bem na nossa frente.

Se precisar de ajuda na formatação do seu marketing sugiro o novo curso online da Escola de Negócios FHOX: Marketing (é ) Básico. Ou se preferir também pode ler o livro: Marketing Básico para Fotógrafos

Se você precisa melhorar o seu produto então o caminho é o Foto+Produto.

Se o desafio é formar seu preço do jeito certo então veja o ImagePrice.

Precisando de ajuda personalizada e com orientação? Então é o R.U.M.O.

0 comentário
bottom of page