top of page

Ou você tem um plano ou vai seguir o plano de alguém (adivinha de quem...)

Eu vi essa afirmação outro dia do escritor e influenciador Dan Koe. Ele abordou o assunto com profundidade e achei que valia a reflexão por aqui também




Melhor um plano do que nenhum. Isso é fato. Claro, tem gente que não quer saber disso. Inclusive, muitas vezes com resultados. No caso dos negócios acredito que isso seja mais complicado. Como chegar a algum lugar sem definir algum caminho. Logo, um plano é crucial por uma questão simples: o que você quer e como chegar lá.


Neste ponto do texto ou mesmo na chamada, você deve ter pensado (eu pensei) que eu vou vender o Plano de Marketing 2023 ao final deste post. Na verdade não. Essa parte do texto só serve para ilustrar o meu caminho (valorizar o mercado com mais fotógrafos e negócios de fotografia usando o marketing para atingirem seus objetivos). Ou seja, é intencional. Marketing é sobre intenção e mudança de comportamento. De gerar tensão: "sem marketing não tem negócio" e veja que no fim das contas eu estou seguindo meu plano. E você?


Não definir um rumo é arriscado por um motivo óbvio. Sem saber para onde vai, é bem provável que você vá seguir as seguintes trilhas:


1 - Seguir o que os concorrentes estão fazendo. E ao copiar o que eles fazem você tem a falsa impressão de que está na direção certa. Quando na verdade você está só seguindo nos passos de alguém. Lembrando que se for alguém com posicionamento de mercado, você só estará sendo um clone e pode até reforçar a posição de mercado do concorrente fazendo isso. Para pensar. Aliás, copiar o plano de alguém em tempos de crise é só levar para onde bem sabemos: a diferenciação com base em preço.







2 - Você vai seguir os passos do mercado. Do que consumidores quiserem. Vai ao sabor dos caprichos do destino, da sorte e por aí vai. O problema dessa escolha é que você vai sentir a interferência da escolha do acaso e sobretudo sentir a pressão das vontades de consumidores caçadores de precinho. É aqui que os "sem plano" caem quase sempre. De novo, os fotógrafos que estão bem (acredite, eles existem) estão ditando os rumos do mercado deles e o que sobrar é tudo movido por preço. Pense nisso.





3 - Você segue movimentos táticos de gurus e truques de efeito rápido. Nesse caso com a internet repleta de conteúdos grátis e mirabolantes é quase sempre uma alternativa. Quem segue por essa trilha vive mais estressado e enlouquecido que todo resto. É um tal de pensar que tática (pequenas ações) são estratégias e tudo é pensado para o curto prazo. A tendência aqui é de esgotamento da marca. E quase sempre no fim...vai para queimar preço.




Um plano não é um milagre e nem a salvação da lavoura. É sobre olhar para dentro e para o mercado. E fazer um equilíbrio entre as partes: buscar mais de você para criar o seu marketing e encontrar sua posição de mercado em uma frente que não está sendo explorada. Requer saber olhar para você mesmo e entender o que te move e o que você quer conquistar e oferecer com a fotografia. O mais interessante é o seguinte: o plano é sobre definir objetivos e as coisas vão acontecer pelo caminho para você ter que mexer, ajustar e redefinir rumos. Com um olhar para números, desejos definidos em metas. Mas sempre sabendo o que você quer e respeitando aquilo que você acredita para seu negócio de fotografia.


Ou não fazer nada e como eu disse no começo...mesmo assim...a tendência é que você siga o plano de alguém. Por imposição de mercado, da concorrência, das pressões de clientes de barganha e por aí vai. Sempre lembrando que a decisão é sua. E aí, qual plano vai ser?




Antecipe-se a grande transformação da fotografia com a nova fase blockchain. Faça parte do NFoTo e comece a avançar nessa nova fronteira do mercado - Quero ser Membro NFoTo


Precisando acertar o seu marketing ou se reposicionar? Conheça o Plano de Marketing 2023? Eu Quero Meu Plano de Marketing


Assine a newsletter grátis Spotlink e receba as notícias desse site no seu email - Quero ficar por dentro com Spotlink - Newsletter


Participe dos meus canais de transmissão no Instagram para ficar por dentro de tudo >>> canais de transmissão no Instagram



0 comentário
bottom of page