top of page

Os cinco problemas de marketing que fotógrafos precisam enfrentar para se diferenciarem no mercado




Todos relacionados ao composto que forma a base de qualquer negócio de fotografia


Existe coisas básicas na fotografia. Questões como luz, enquadramento, velocidade, abertura, etc. Não é diferente no marketing. Todo negócio seja ele de foto ou não vai ter esses elementos abaixo. Entenda como fotógrafos costumam ignorar isso...o que é preocupante:


Pessoa. Aqui entra inclusive antes dos outros itens. Sem saber quem você é nesta história como negócio fica difícil saber como mostrar mais de você, o que acredita e como pode ser único aplicando sua personalidade e visão de mundo na sua fotografia e no seu marketing. Isso é muito importante. Aliás, fotógrafos costumam olhar para fora neste ponto quando na verdade deveriam primeiro olhar para dentro.


1 - Posição de mercado. Como você quer ser percebido? Como é percebido hoje? Qual a posição você terá no seu segmento ou nicho que será distinta do que é oferecido no mercado hoje? Aqui cabe um estudo do seu segmento, mercado e um olhar para dentro e para seus clientes. Essa parte só não é mais importante do que saber quem você é e como imprimir seu estilo e personalidade no posicionamento de mercado e no seu marketing na fotografia.


2 - Produto. O que você entrega? Para que serve e como será útil para quem você atende ou quer servir. Não só o produto físico, mas também o serviço e o que está envolvido nisso. Lembrando que hoje vivemos em um mundo cada vez mais híbrido em que online e presencial cada vez mais se misturam. Lembrando ainda que a fotografia vende emoção, logo apelar ao racional pode levar para uma disputa de preço. A verdade é que 80% dos fotógrafos sequer tem um produto formatado para atender clientes.


3 - Presença. Onde estão seus clientes e o que eles pensam e como se comportam em relação a consumo. E como você pode estar perto deles e mostrar seu produto, sua visão de mundo e gerar conversas sobre o que faz e como pode atender pessoas que podem precisar do que você tem para oferecer para elas. Presença é híbrida também e deve ter frequência. Porque não adianta aparecer um pouco e sumir. A presença deve estar alinhada com seu posicionamento de mercado. Esta parte da presença para muitos fotógrafos é só sobre estar conectado e aparecendo online o tempo todo.


4 - Divulgação. Como você vai gerar conversas e contar histórias que interesse ao público que quer servir? Não só nas redes sociais, mas também de forma presencial. Como criar conteúdos e pensar em tornar o cliente ou possível cliente em protagonista da história e não deixar que você seja o protagonista. Hoje fotógrafos se colocam em primeiro lugar na divulgação e esse é um dos principais erros. Outro problema: usar apelo racional na divulgação e achar que é só postar no Instagram e conversar no WhatsApp que o marketing está completo.


5 - Preço. É uma história. Preço conta alguma narrativa. Seja de "eu sou barato" ou "eu sou diferente" ou "eu sou único e exclusivo". Pensar na história do seu preço é fundamental. Fotógrafos hoje pensam primeiro em divulgação e preço e pulam posicionamento e presença. "Eu quero mostrar meu incrível trabalho e vender" é a história que estão contando. E quase sempre ela não funciona levando a última alternativa possível: baixar o prçeo!


Você pode não fazer nada acima e nem dar bola para o marketing. Ainda assim o marketing vai estar lá...a história de "quem não se importa com isso" também é um tipo de estratégia. O problema dessa decisão é que o mesmo que dizer: "eu não estou preocupado com essa questão de atrair e manter clientes". Pense nisso.


O prazer de não ter que te vender nada. Coloco essa frase para você porque vi outro dia e achei relevante. Eu tenho produtos e soluções para te ajudar no marketing da fotografia. Confira abaixo. Mas se você não quiser gastar nada basta entrar no site do Sebrae local que tem bastante conteúdo grátis para você começar agora. E no fim, não estou te vendendo, mas sim é você quem estará comprando :-)


Para quem quer estudar >>> ebooks - Marketing


Para quem quer um Plano de Marketing na Fotografia e colocar a mão na massa >>> Plano de Marketing 2023


Para quem quer uma mentoria com Plano de Marketing >>> Plano de Marketing Premium



0 comentário

Comments


bottom of page