top of page

O novo marketing não está desconectado da sua fotografia

Um dos grandes desafios dos fotógrafos hoje é entender essa dinâmica




Marketing e fotografia caminham juntos e isso vale para qualquer área do mercado. Sua foto serve para divulgar e imagens fazem parte de algo muito valioso hoje para marcas, pessoas, causas e afins. Então por que é que fotógrafos(as) seguem ignorando isso?


Talvez a culpa seja histórica, nas escolas, cursos...quase sempre a grade é mais voltada para o marketing como uma parte extra, um módulo final e quase sempre mais voltado para marketing digital e coisas assim. Só que o marketing mudou...aliás, muitas vezes as instituições só ignoram mesmo a questão do marketing na fotografia.


Mas nem é disso que quero abordar e nem vou me estender. Sua foto é marketing e marketing vai precisar de uma conexão direta com seu estilo, sua identidade. Sua visão de mundo e como você quer ser visto são fundamentais e a fotografia precisa de um alinhamento nisso.





Antes fotógrafos(as) sobreviviam sem boas fotos, mas como bons vendedores. Acredito que isso se tornará cada vez mais difícil. Seja por questões técnicas, ou pelos avanços tecnológicos. Já que os apps, a IA e a própria concorrência vai tornar isso mais difícil.


Então prepare-se e pense nisso. Logo, faz todo sentido investir em melhorar sua fotografia, mas talvez, seja tão importante encontrar uma identidade, assinatura visual e combinar isso com múltiplas competências (escrita, vídeo, tecnologia, design). O equipamento vai contar, mas não será o principal. O relacionamento será crucial, mas você precisa ser reconhecido pela suas criações. No fim, será uma combinação de fatores e a sua fotografia fará parte desse processo. A própria tecnologia talvez cada vez mais venha a permitir essa parte fotográfica como única. Na verdade, como só sua. Nesse ponto você pode discordar, mas curiosamente, as marcas de artistas e profissionais de renome no mercado conseguiram isso.




Eu vejo de uma forma muito clara que fotografia e marketing caminham e vão caminhar cada vez mais juntos. Mas talvez não seja o que você está pensando. Não tem só relação com divulgar, ter um produto bacana, cobrar direito. Vai envolver um mergulho interno que você terá que fazer para se diferenciar e assim equilibrar sua marca, foto, crenças e o impacto que gostaria de fazer. Ou você pode desconsiderar tudo isso...e seguir no seu caminho do "mais do mesmo". A decisão é sua claro, mas espero te fazer refletir ao menos.


Se precisar de ajuda com seu marketing conte com o Plano de Marketing da Fotografia. Saiba mais aqui >>> Plano de Marketing 2023

Marketing não deveria ser um monstro na fotografia...

0 comentário

댓글


bottom of page