O maior museu de arte contemporânea da Europa, o Centre Pompidou, em Paris, já tinha feito incursões pelos NFTs com a exposição de arte digital "Move" em 2022. O Centre Pompidou também colaborou com a plataforma de blockchain Tezos, que hospeda muitos NFTs, para desenvolver iniciativas educacionais sobre NFTs e blockchain.
NFTs são ativos digitais únicos que representam obras de arte, fotografia, vídeos, música e outros tipos de conteúdo digital. No caso de fotos, são a garantia de autenticação e procedência, mesmo sendo digital.
Para 2023 a nova exposição é voltada para a interseção de arte e blockchain contará com item da coleção CryptoPunk #110, do Yuga Labs.
Sobre a exposição NFT do Centre Pompidou
O Centre Pompidou exibirá uma exposição NFT com 18 projetos. Obras de artistas como Jonas Lund, Rafael Rozendaal e Jill Magid também fazem parte da exposição NFT. Com certeza, este é um marco significativo para a Web3. Esta é a primeira vez que o icônico museu está aceitando NFTs em sua coleção. O museu é famoso por exibir obras de artistas lendários como Frida Kahlo, Vassily Kandinsky e Henri Matisse.
Notavelmente, o Centre Pompidou mostrará CryptoPunk # 110 e Autoglyph # 25 durante a exposição. A Yuga Labs, proprietária da CryptoPunks, doou o NFT como parte de seu Punks Legacy Project. Enquanto isso, Larva Labs, os criadores de Autoglifos, doaram a peça para o museu.
"A parceria com o Centre Pompidou, um dos museus de arte contemporânea mais emblemáticos do mundo, significa que os CryptoPunks estão sendo legitimamente reconhecidos como um importante movimento de arte pela indústria", disse a Yuga Labs em um comunicado.
Já o Centre Pompidou acrescentou:
"Com essa nova aquisição, é menos uma questão de se interessar pelo fenômeno cultural pop dos 'colecionáveis' (essas coleções de imagens vendidas como NFTs, como os Bored Apes ou os CryptoPunks), do que de explorar os usos mais ousados dessa tecnologia."
Não se trata de um caso isolado. O MoMa (tanto o de NY quanto o de San Francisco) também já faz movimentos similares e está neste momento com a obra de Refik Anadol com inteligência artificial em exposição. E indicando que os NFTs farão parte do acervo. Veja mais aqui >>> Refik Anadol converte a coleção do MoMa em artes digitais (e NFTs) com inteligência artificial
Outro museu renomado também adquiriu obras blockchain:
LACMA Art Museum adquire coleção NFT com CryptoPunk, Art Blocks
O famoso museu de arte de Los Angeles aceitou uma coleção doada de NFTs que vale milhões de dólares.
O Museu de Arte do Condado de Los Angeles (LACMA) é o mais recente grande museu de arte a adicionar obras de arte NFT à sua coleção, anunciando recentemente que adquiriu uma série de peças NFT valiosas através de doações de colecionadores notáveis.
A LACMA aceitou uma doação de 22 peças de arte digital tokenizadas do pseudônimo Cozomo de' Medici, uma personalidade bem conhecida da Crypto Twitter. A coleção inclui CryptoPunks NFT #3831, que foi vendido pela última vez por US $ 2,1 milhões em ETH em 2021. Ele também apresenta NFTs da Art Blocks, uma plataforma popular que apresenta obras de arte geradas por algoritmos implantados em uma rede blockchain. Obras de Art Blocks dos projetos "Ringers", de Dmitri Cherniak, e "Fragments of an Infinite Field", de Monica Rizzolli, estão incluídas no conjunto.
Outros obras celebradas foram doadas ao LACMA. Caso de peças NFT do fotógrafo Justin Aversano, o artista e criador do World of Women, Yam Karkai, e Claire Silver e Pindar Van Arman - ambos conhecidos por usar a IA como uma ferramenta para gerar obras de arte NFT.
O LACMA descreveu a doação de de' Medici (tudo indica se tratar do rapper Snoop Dogg), também um dos principais players do mundo Web3 – como a maior coleção de obras de arte blockchain adquiridas até hoje por um museu de arte norte-americano.
Antecipe-se a grande transformação da fotografia com a nova fase blockchain. Faça parte do NFoTo e comece a avançar nessa nova fronteira do mercado. Saiba mais: NFoTo
Veja também >>> 2023 o ano da fotografia blockchain
Com informações NFT evening, Exame.com
Comments