top of page

Modelo asiática acusa estilista de trocar seu rosto por de outra pessoa (branca) em desfile de moda

Uma modelo taiwanesa-americana, Shereen Wu, denunciou o famoso estilista Michael Costello por supostamente alterar digitalmente sua aparência ao sobrepor um rosto caucasiano ao dela em um vídeo viral no TikTok




Wu, 21 anos, que desfilou para Costello na Art Hearts, um desfile de moda em Los Angeles, expressou sua decepção ao descobrir que uma foto postada pelo estilista apresentava um rosto caucasiano sobreposto ao dela. “Eu desfilei recentemente para Michael Costello”, disse Wu. “Mas essa não sou eu quem ele postou em sua história.”


Foi sua mãe quem inicialmente notou a discrepância na imagem em que o rosto de sua filha parecia ter sido editado. A modelo compartilhou sua jornada emocional do choque à tristeza, angustiada com a ideia de sua mãe testemunhar tal apagamento de seus traços.

Wu não foi paga pelo trabalho, o que ela aceitou, e esperava exposição em troca.

“Mas eu não tive exposição, porque esta é uma foto editada”, acrescentou. “Ao cortar minha cabeça, nem o maquiador, o cabeleireiro ou o fotógrafo tiveram. Isso é o que me incomoda tanto.”



Desde que se envolveu nessa confusão, Costello - conhecido por sua fama no Project Runway e por vestir celebridades como Jennifer Lopez e Beyoncé - desativou os comentários no Instagram. Na quinta-feira, porém, ele emitiu uma declaração alegando que a imagem era “arte de fã” e negou tê-la manipulado.


O estilista também disse que sua marca estaria “avançando com processos legais” contra Wu pelo que chamou de “alegações falsas”. Sua postagem foi retirada desde então.

Wu, por sua vez, procurou o grupo de defesa Model Alliance, que a conectou a um advogado, segundo o The Guardian.


O debate em torno da origem da foto permanece, com ambas as partes sugerindo que a IA pode ter sido envolvida em sua alteração.


“Espero que as pessoas possam entender o quão doloroso é ter seu trabalho roubado de você. É muito desumanizador”, disse a modelo. “A coisa que nos torna humanos é nossa capacidade de criar algo bonito, e ter essa beleza torcida em algo que pode ser potencialmente feio é um pensamento aterrorizante.”


A propósito, conheça a versão 4.0 do Guia Fotograf.IA e comece a dar os primeiros passos com IA na fotografia >>> Como usar a inteligência artificial na fotografia: o guia definitivo chega na versão 4.0 (enfbyleosaldanha.com)

0 comentário

Comments


bottom of page