Marketing na fotografia: começo, meio e fim

Aí é que está, no dia que você decidiu começar na fotografia o marketing começou também...e adivinha quando vai parar?




"Eu preciso fazer o marketing" é uma expressão comum. A verdade é que a gente faz mesmo sem querer. Esse texto que você lê é o meu marketing, o design do site. Os erros e acertos que posso ter aqui e ali...tudo isso conta.


Uma foto postada? É marketing.


Uma mensagem de WhatsApp? É marketing.


A forma como me comporto durante meu trabalho com as pessoas ali junto me observando? Marketing.


O álbum que entreguei! Isso é marketing.


Óbvio que para mim, tudo é marketing, porque estamos falando de percepções. Assim como o cliente que busca só o mais barato só vê preço. E o fotógrafo ou fotógrafa vaidoso só vê prêmios e reconhecimento.


O que não dá para negar é existem percepções sobre nossa marca e tudo relacionado ao nosso negócio de fotografia.


Se o marketing começou junto com você então quando é que ele termina? No dia que você parar de trabalhar com fotografia. E se você for muito, mais muito bom mesmo...talvez no dia que parar as pessoas ainda assim reconheçam seu valor depois de um bom tempo.


Como assim? Até hoje falamos de fotógrafos e fotógrafas que fizeram trabalhos memoráveis. Lembre-se que a foto mais famosa daquele fotógrafo que você gosta também é marketing, tá bom?


O legado de um trabalho que fica e de uma marca reconhecida pode até fazer seu marketing continuar. Tantas empresas e nomes reconhecidos tem esse valor, obviamente isso é para poucos.


Mas enquanto você estiver trabalhando seu marketing estará lá: ativo, ajustado e alinhado com você...ou jogando contra.


E aqui encerro com uma constatação: marketing não tem começo, meio e fim. Tem sim, fases, novidades e relançamentos. É processo constante e deve fazer parte da rotina. É isso que fazemos nesse instante: seja uma nova coleção, uma nova sessão de Natal (a versão deste ano), um novo produto, um novo serviço. Sim, tudo isso é marketing.


O valor da novidade é crucial. Mostra dinamismo, preocupação com tendências ou até pioneirismo. Eu tenho essa novidade para você, quer?


A minha novidade para você é o Plano de Marketing da Fotografia 2023. Um produto digital colaborativo para você preencher, enviar de volta e ter uma orientação inicial. Uma forma de você ter uma visão completa do seu marketing na fotografia. Garanta o seu aqui >>> Seu Plano de Marketing 2023 |


Trata-se do único projeto deste tipo no Brasil. Já atendi mais de 300 fotógrafos com esse projeto e espero poder te atender também (e ainda vem com meu livro/ebook "Marketing Básico para Fotógrafos(as)".



0 comentário