top of page

iPhone Ultra com câmera 3D?

O possível futuro modelo da Apple que pode revolucionar a fotografia?



Rumor aponta que a Apple estaria desenvolvendo um novo iPhone capaz de capturar fotos e vídeos espaciais para serem vistos no headset Vision Pro!


A Apple está prestes a lançar no próximo ano o seu headset Vision Pro, um dispositivo de realidade virtual que promete nos transportar para mundos futuristas como os dos filmes de ficção científica. O Vision Pro conta com uma câmera 3D de última geração que permite tirar fotos e vídeos espaciais, ou seja, que reproduzem a sensação de profundidade e tridimensionalidade do espaço. Mas o Vision Pro pode não ser o único aparelho da Apple a explorar o universo da fotografia 3D.





Um vazamento recente, revelado pelo site MacRumors (e também destacado pelo site PhoneArena), indica que a Apple estaria trabalhando em um iPhone Ultra com câmera 3D. Esse possível futuro iPhone teria a capacidade de capturar fotos e vídeos espaciais projetados para serem visualizados no headset Vision Pro. O rumor chega a sugerir que essa inovação iria “fazer o mercado repensar que tipo de fotos e vídeos um celular deve tirar”.





Contudo, é importante dizer que mesmo que isso se confirme, provavelmente teremos que esperar muito tempo por esse modelo de iPhone Ultra. Quanto à data exata de lançamento, bem, isso ainda é incerto, mas provavelmente teremos que aguardar e ver, possivelmente em 2024 ou depois. Uma coisa que podemos ter certeza é que, se o rumor se tornar realidade, você precisaria de um headset Vision Pro para aproveitar essas fotos e vídeos espaciais. Vamos entender melhor o que é a fotografia espacial. E hoje esse dispositivo custa mais de 3 mil dólares.





Fotografia espacial, também chamada de fotografia 3D, é uma técnica que capta imagens de uma forma que transmite profundidade e uma sensação tridimensional do espaço. Ela geralmente envolve tirar várias fotos de ângulos ligeiramente diferentes ou usar câmeras especiais para criar um efeito estereoscópico. Ela é comumente usada em realidade virtual e aumentada e modelagem 3D.


No WWDC 2023 deste ano, a Apple apresentou a ideia de fotos e vídeos espaciais, que permitiriam às pessoas reviver momentos queridos como se estivessem lá novamente (coisa de filme futurista). Com o headset Vision Pro da Apple, você pode rever esses momentos e até capturar novos. Lembrando que o Headset já é uma câmera 3D.





O headset Vision Pro da Apple é equipado com sensores do lado de fora. Alguns desses sensores medem a distância das coisas à sua frente (mapas de profundidade), e outros são câmeras que registram o que você vê. Agora, quando se trata de fotos e vídeos espaciais, eles dependem de ter várias câmeras espaçadas na medida certa. Esse arranjo ajuda a criar aquele efeito 3D e percepção de profundidade nas imagens e vídeos que você capta.





Para fazer a fotografia espacial acontecer em um futuro iPhone Ultra, a Apple teria que colocar um sensor extra na parte de trás. Esse sensor extra teria que estar na distância certa (ou similar à distância entre os seus olhos) das outras câmeras para dar aquele efeito 3D. Mas há um porém: fazer isso em um smartphone não é fácil. Então, embora fotos e vídeos espaciais pareçam legais, não temos certeza se isso é possível em um celular ainda.


Enfim, o iPhone Ultra por enquanto é apenas um rumor. Ele pode ser a opção mais sofisticada para a linha do iPhone 16 no próximo ano, mas não há nenhuma palavra oficial de que a Apple esteja realmente trabalhando nele. De qualquer forma, a Apple costuma revolucionar mercados. É esperar para ver.


Faça parte da nova fase de valor da fotografia >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação | NFoTo


Dê os primeiros passos com IA na Fotografia >>> Fotograf.IA | NFoTo

0 comentário

Comments


bottom of page