top of page

Imagens falsas da guerra entre Israel e Hamas são vendidas pelo Adobe Stock

Muitos sites de notícias usam as imagens geradas por IA sem saber ou informar aos leitores, o que pode aumentar a desinformação e o conflito.

O Adobe Stock, um serviço de imagens da Adobe que existe desde 2015, está vendendo imagens falsas da guerra entre Israel e Hamas junto com imagens reais. O serviço exige que as imagens criadas por IA sejam identificadas como tal, mas muitos sites de notícias não estão seguindo essa regra.


O uso de imagens falsas em notícias sobre a guerra entre Israel e Hamas pode piorar a situação já tensa na internet, além de dificultar que as pessoas distingam o que é verdadeiro do que é falso.


Algumas das imagens do Adobe Stock ao pesquisar por Hamas Algumas das imagens do Adobe Stock ao pesquisar por Hamas (Crédito: Adobe) O site de notícias australiano Crikey revelou que vários sites estão usando as imagens geradas por IA sem perceber ou revelar que elas são falsas. As imagens de IA são muito realistas e se misturam com as imagens reais. As imagens acima são do Adobe Stock se você procurar por Hamas. Você pode ver que há imagens reais e falsas, mas você pode filtrar as imagens geradas por IA.




“O Adobe Stock é um mercado que requer que todo o conteúdo gerado por IA seja rotulado como tal quando for enviado para licenciamento”, disse a Adobe em um comunicado. “Essas imagens específicas foram rotuladas como geradas por IA quando foram enviadas e disponibilizadas para licença de acordo com esses requisitos. Acreditamos que é importante que os clientes saibam quais imagens do Adobe Stock foram criadas usando ferramentas de IA.”


A responsabilidade final pelo uso das imagens é dos sites de notícias, mas a Adobe diz que está tentando evitar esse tipo de uso o máximo possível.


“A Adobe está comprometida em combater a desinformação e, por meio da Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo, estamos trabalhando com editores, fabricantes de câmeras e outras partes interessadas para promover a adoção de Credenciais de Conteúdo, inclusive em nossos próprios produtos. As Credenciais de Conteúdo permitem que as pessoas vejam o contexto essencial sobre como um conteúdo digital foi capturado, criado ou editado, incluindo se as ferramentas de IA foram usadas na criação ou edição do conteúdo digital.”


A propósito, aprenda e entenda essa nova tecnologia com o Guia Fotograf.IA >>> Fotograf.IA

0 comentário
bottom of page