top of page

Galeria Fotograf.IA: conheça o trabalho (e a visão) instigante de Charly Techio

A Galeria Fotograf.IA convida você a conhecer o trabalho da fotógrafa Charly Techio, que utiliza a inteligência artificial para criar imagens surreais e impactantes


Obras de Charly Techio



Charly é uma artista multidisciplinar, que tem formação em publicidade, fotografia e história da arte moderna e contemporânea. Ela é supervisora e professora do Núcleo de Fotografia do Centro Europeu de Curitiba, onde desenvolve um trabalho que dialoga com as questões contemporâneas da fotografia como processo artístico, que pode se manifestar em diferentes suportes e mídias.


Ela já expôs seu trabalho em diversos locais, como o 15º MAM Bahia, o 63º Salão Paranaense, o 6º Salão dos Artistas Sem Galeria, o Museu da Fotografia de Curitiba, entre outros. Ela também já participou de mostras internacionais em Nova Iorque, Helsinki e Berlim, onde fez uma residência artística em 2013. Ela tem fotografias no acervo do Espaço Cultural Contemporâneo de Brasília e já recebeu prêmios como o 2º Foto Arte Brasília e o 19º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia. Ela é co-autora das fotografias do livro “Travessas e Travessias”.


A fotógrafa tem espírito inovador e pioneiro, além do trabalho na fotografia tradicional, Charly explora agora não só a criação com IA, mas também já presente no universo dos NFTs. Confira a entrevista abaixo e o trabalho da Charly na estreia da Galeria Fotograf.IA:


Instagram: @charlytechio



Leo Saldanha - Como você se interessou pela fotografia e pela inteligência artificial?


Charly Techio - A fotografia já está na minha vida há muitos anos, profissionalmente desde 2003. Antes disso eu já gostava de fotografar como hobby, meu primeiro contato com uma SLR foi na faculdade de publicidade, mas foi numa exposição do Miguel Rio Branco em Curitiba, em 1996, onde abriu as minhas perspectivas quanto a essa forma de imagem. 

A IA surgiu quando um amigo fotógrafo (Ale Utrabo) me enviou um link dizendo que dava pra criar imagens apenas digitando texto… a princípio achei estranho, até me revoltei (rsrs) mas em seguida resolvi entender mais e comecei a testar o Midjourney para gerar imagens, isso foi no início de 2023. Logo em seguida iniciei um curso de fotografia autoral e tive um módulo sobre IA, com aulas com o Milton Montenegro, onde entendi melhor os prompts e recursos do Midjourney, e passei a amar a experiência.




Leo Saldanha - Quais são os principais desafios e oportunidades que você enfrenta ao usar a IA na fotografia?


Charly Techio - O maior desafio é que a imagem fique próxima do que imagino, as vezes refaço o prompt inúmeras vezes e ainda finalizo a imagem no Photoshop.

Oportunidades também vem desse mesmo desafio, imaginar algo e transformar em uma imagem. Mas a maior delas é a facilidade de ajustar uma imagem na pós-produção, ampliando ou eliminando algo da fotografia.



Leo Saldanha - Como você escolhe os temas e as técnicas para as suas obras?


Charly Techio - As temáticas são muito referentes aos meus interesses próprios, minha visão de mundo, meus desafios e questionamentos, sobre a realidade, questões psicológicas. Gosto muito do movimento surrealista e como esses artistas exploravam o irreal.

Na fotografia falo muito mais de questões particulares, sobre coisas que são referências na minha vida desde a infância e para ilustrar faço muito autorretrato e exploro meus sentimentos, principalmente relativos à melancolia e questionamentos sobre vida e morte.

Na inteligência artificial, vejo um novo universo, representações que não poderia fazer na fotografia, são representações mais diretas e figurativas, mas que testam a realidade como conhecemos. Me interesso muito por lendas e mitos e algo além da normalidade, algo mais mágico e onírico.


Leo Saldanha - Que tipo de mensagem ou emoção você quer transmitir com as suas fotografias?


Charly Techio - Eu busco fotografar o que não se vê, sensações e sentimentos. Acho interessante que as pessoas percebam que a imagem pode ir além da superfície e de uma plasticidade tradicional, que existe beleza no que nos é sombrio, e que isso é natural também.




Leo Saldanha - Quais são as suas principais inspirações e referências na fotografia e na IA?


Charly Techio - Na fotografia por muito tempo minha grande referência foi o Miguel Rio Branco, em seguida passei a admirar também o trabalho da Francesca Woodman, que é muito potente e inspiradora. Gosto muito de ver jovens artistas também, que estão se destacando no instagram, essa ferramenta possibilita que alcancemos mais referências e novidades.

Quanto a IA, gosto de muitas imagens que vejo, como é algo recente acredito que os artistas estão explorando as possibilidades, mas acho que a Maria Cecília São Thiago alcançou um patamar interessante, gosto muito de ver a linguagem que ela usa nas artes.




Leo Saldanha - Como você vê o futuro da fotografia e da IA? Quais são os seus planos e projetos para o futuro?


Charly Techio - Acho que a fotografia tem uma relação direta com a experiência, é mais física, e a IA é uma ferramenta de apoio para a fotografia. Já a geração de imagens através da IA, espero que seja cada vez mais entendida e valorizada como uma arte, colaborativa entre máquina e humanos, mas como uma nova forma de expressão artística. 

Eu pretendo continuar usando as duas técnicas, talvez mesclar mais no futuro conforme eu for me desenvolvendo, quero explorar mais as imagens em movimento também… de qualquer forma meu foco principal é na produção artística, e as ferramentas que forem surgindo e que eu me adapte, vou abraçar pra incorporar nas minhas criações. 




Leo Saldanha - O que acha da iniciativa Fotograf.IA da qual faz parte?


Charly Techio - Acho importante ter um grupo de discussão e atualização. Não dou conta de tanta pesquisa e assim facilita a vida. Além de me manter ativa, estou gostando!



Galeria Fotograf.IA é um a forma de valorizar e expor os trabalhos dos membros talentosos, pioneiros e inovadores do grupo VIP Fotograf.IA. Venha fazer parte dessa iniciativa e mostre seu trabalho clicando aqui >>> Fotograf.IA




0 comentário

コメント


bottom of page