Fotografia é ação, marketing também. Que tal essa mistura?


Engana-se quem pensa que o marketing funciona só na base de planejamento, especialmente na fotografia isso não faz sentido. Agir é talvez tão importante quanto planejar


Todo mundo tem ideias. O tempo todo elas ocorrem até por trabalharmos com criatividade.


Quantas ideias você colocou em prática?


Tem uma coisa que aprendi na minha carreira, ideia serve para pouco caso não seja aplicada. Não aplicamos por várias razões: tempo, por querer fazer perfeito, por achar que talvez não vá dar certo e por aí vai. Logo, uma ideia não vale nada sem ação.


Da mesma forma, quem sai só fazendo sem pensar direito pode ser dar mal. A questão do foco que já abordei antes é um dos problemas. Creio que existe aqui a importância do equilíbrio: e não dá para fazer tudo o que pensamos. Então é sobre escolher, testar, ajustar e investir mais ou partir para a próxima ideia.



Hoje quero propor algo mais prático. A fotografia é ação. Você pega sua câmera e vai clicar. Pode ser no estúdio, no evento, em locação externa ou interna. Pode ser fotojornalismo, corporativo, publicidade, newborn, autoral. E mais e mais.


O que todas as áreas da fotografia com clique têm em comum? Ação. Tem que estar presente e fotografar.


O que isso tem de semelhante com o marketing? Tudo. Primeiro, para mim não existe diferença entre essas ações fotografia/marketing. Ora, se todo ato feito pelo negócio da fotografia é julgado sob uma ótica de marketing (e é) então estão interligados. Exemplo:


"nossa, ele é pontual e consegue trabalhar bem com esse trabalho" pode ser um julgamento de um cliente enquanto observa o fotógrafo em ação. Ou pode ser um pensamento ruim: "nossa, ele não fez o que eu quero e não me pareço com essa pessoa que ele clicou". Para refletir...


Mas de forma prática, o que proponho é um pensamento tático que vale para quem começa na fotografia ou para quem está já faz um tempo...


O que você pode criar com "ação da fotografia" no seu entorno? Ação+fotografia.


- uma sessão natalina ou temática para fotografar pets ou crianças ou famílias no bairro, no condomínio. Isso envolve ação dos cliques e isso é marketing.


Perceba que essa decisão tática de qual será a ação a ser tomada depende do seu negócio e região. Mas você tem aí perto:


- o bairro, a rua, as pessoas próximas, os negócios próximos e por aí vai. Note que não citei coisas virtuais.


- tomada a decisão prática que vai envolver a ação você terá que criar uma divulgação. Isso é marketing e aí vai envolver design, divulgação física e online. Pode ser folheto? pode. Pode ser um card para WhatsApp para enviar aos grupos geográficos próximos? pode.


Melhorar pensar que a ação tem que ser híbrida (virtual e presencial) e lembrar que as pessoas veem tudo pelas telinhas de smartphone.


- vai ter que ter presença. Onde vai ser? Vai ser na rua? Vai ser na loja parceira? Vai ser na escola? Vai ser no salão de festas? Vai ser onde? E vai ser via parceria? Vai custar quanto? Como fazer sem custo? Aqui nós pensamos no ponto. Onde vai ser e quando e por quanto tempo naquele dia. E de preferência entenda quantas pessoas poderá atender nessa ocasião.


- vai ter uma entrega? Vai. foto avulsa, albinho, fotopresente, NFT? foto digital? Ou vai ser um Reels? Não importa o quê? O o que importa é que vai envolver uma entrega. E isso é um produto...isso também é marketing.


- vai ter que ter um preço. Pode até ter algo de degustação ou cortesia. Mas tem que ter o valor. Vai ser baratinha, médio ou caro? Você vai ganhar no volume ou vai ser uma forma de divulgação com o grátis como o grande apelo? Preço é marketing.


É um exemplo besta para te mostrar que ação na fotografia é fundamental tanto para clicar (fotografia é um ato presencial quando se trata de fotógrafos) e vale o mesmo para o marketing.



Existe todo um mercado sendo movimentado fortemente com ações. Sessões natalinas, sessões de páscoa, sessões de dia das mães, sessões temáticas das mais variadas. Ação de marketing tem conexão TOTAL com fotografia.


A grande pergunta que fica para você: Que ação você vai tomar (em conjunto) para fazer diferença no seu marketing e na sua fotografia?


E se precisar de ajuda com isso conte com o Plano de Marketing da Fotografia 2023!