top of page

Flickr: 20 anos de história (e legado) na era da fotografia digital online

Comemorando 20 Anos de Inspiração e Comunidade: Aniversário do Flickr. Um case da fotografia mundial com uma história que mescla inovação, comunidade e legado de uma forma surpreendente



Flickr tem uma história das mais fascinantes na fotografia. Daquelas marcas que se não tivessem surgido, muita coisa do jeito que é hoje provavelmente nem existiria. E pensar que tudo começou por conta de um jogo online. E pensar que o Flickr é praticamente como uma mãe das redes sociais de fotografia


É fato que o Flickr tem conexão direta com os primórdios da fotografia digital e da Web 2.0. Acabou com esse pioneirismo se tornando a maior e mais ativa comunidade de fotógrafos do mundo. Pois o Flickr comemora seu 20º aniversário este mês. Desde sua criação em 10 de fevereiro de 2004, a empresa revolucionou a maneira como as pessoas compartilham e exploram a fotografia, reduzindo distâncias geográficas e conectando diversas perspectivas.

Sei de muitos fotógrafos e fotógrafas brasileiros que começaram por ali. Lembrando que naquele tempo não tinha smartphone, acho que nem o Orkut tinha surgido direito. Facebook dava os primeiros passos e no Brasil nem era usado direito.


Os fundadores do Flickr, Caterina Fake e Stewart Butterfield, não se propuseram a fazer uma comunidade fotográfica revolucionária há vinte anos – na verdade, eles estavam tentando fazer um jogo online focado na comunidade. Mas, como muitos projetos da web, um aspecto de seu trabalho ganhou vida própria.


"Era a ferramenta certa, no lugar certo e na hora certa", diz George Oates, um dos primeiros designers do Flickr e atual chefe da organização sem fins lucrativos Flickr Foundation. "As pessoas estavam construindo blogs, sites de mídia social e identidades online inteiras. Tudo isso se apoiou fortemente na fotografia digital. E, ao contrário de outros sites de fotos da época que tentavam replicar álbuns de fotos físicos, o Flickr foi construído do zero como uma nova maneira digital de experimentar e se conectar por meio da fotografia."





Mesmo desde seus primeiros dias, o Flickr incorporou o otimismo de uma internet "novinha" e que dava os primeiros passos para uma nova fase mais "social e online", e a empresa colocou a inspiração, a conexão e o compartilhamento na vanguarda da experiência do usuário. Quando o Flickr adicionou recursos revolucionários e focados na comunidade, como marcação, comentários, grupos e favoritos logo após o lançamento, seu crescimento disparou. Em um ano, o negócio foi adquirido pelo Yahoo. Menos de dois anos depois, o Flickr ultrapassou dois bilhões de fotos na plataforma.


A década seguinte do negócio foi uma montanha-russa de desafios e conquistas, repleta de concorrentes, fusões corporativas e uma internet em constante mudança. Apesar da dedicação e do desenvolvimento constante, no início de 2018 o Flickr se deparou com uma proposta assustadora: a ameaça de fechamento. Mas a comunidade da fotografia tinha outros planos: não querendo deixar bilhões de fotos desaparecerem da internet, a plataforma de vendas de fotografia SmugMug entrou para salvar o dia. Uma mudança gritante de propriedade corporativa maciça, a abordagem de negócios da SmugMug em primeiro lugar, focada na fotografia provou ser uma grande vantagem para o Flickr.

"O Flickr é essencial para toda a estrutura da internet", diz Ben MacAskill, COO da SmugMug e do Flickr. "Há bilhões de fotos, milhões de usuários e inúmeras memórias lá. Não havia como nós, como um elemento fixo da indústria da fotografia, poder deixar tudo isso apenas... desaparecer. Iria contra tudo o que defendemos como empresa e seria uma perda enorme para a humanidade. Então, compramos o Flickr. E hoje está mais forte do que nunca."


De fato, a plataforma que antes era colocada em dúvida agora possui dezenas de bilhões de fotos, milhões de usuários e mais de 100 mil grupos abrangendo todos os interesses fotográficos sob o sol. Além dos números, o Flickr também mantém relações prósperas com museus, universidades e instituições governamentais, como a NASA e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Eles também colaboram extensivamente com organizações sem fins lucrativos e grupos de defesa, mais recentemente em parceria com a Conservation Alliance em seu projeto Mobilizing for Monuments.



Dois anos atrás, a marca estabeleceu um eixo sem fins lucrativos, a Fundação Flickr, dedicada a preservar a enorme história fotográfica do Flickr por 100 anos. No ano passado, a plataforma recebeu não uma, mas duas certificações de prestígio – Certified Evergreen e Climate Neutral – demonstrando sua base sólida e preparação para o futuro. A longevidade já provou ser um dos pontos fortes do Flickr, e a empresa não dá sinais de desacelerar ao entrar em sua terceira década.


"As fotos têm o poder de mudar o mundo", dizAlex Seville, diretor do Flickr. "As histórias e experiências que são compartilhadas todos os dias no Flickr são absolutamente mágicas. Eles representam belas memórias, criatividade e arte crescentes, e comunidades que merecem ter suas histórias ouvidas. No Flickr, estamos tornando essa visão uma realidade. E estamos apenas começando."





Quer dar um mergulho mais profundo no legado duradouro do Flickr? Reserve um momento para relembrar duas décadas de momentos cruciais que moldaram a evolução do Flickr e não deixe de dar uma espiada no que está por vir em 2024.



Sobre o Flickr O Flickr, fundado em 2004, é a maior comunidade de fotografia do mundo, comprometida em elevar as memórias, a arte e o impacto de todas as suas fotos. Alimentado por fotógrafos apaixonados por 20 anos consecutivos, o Flickr oferece aos usuários a plataforma mais segura e inclusiva para compartilhar e se conectar por meio de fotos e vídeos. Desde sua aquisição pela SmugMug em 2018, essas marcas unidas criaram a comunidade focada em fotografia mais influente do mundo.


Junte-se à comunidade do Flickr para explorar as festividades durante todo o ano e descobrir como você pode participar da celebração do 20º aniversário do Flickr.



O Flickr faz parte da galeria de marcas do ramo que são de legado. Daquelas empresas que superam desafios e que os próprios usuários/clientes/fãs de verdade não deixam acabar. Muito similar a GoPro, Polaroid e até mesmo a Kodak (que embora seja case de fracasso tipo clichê, continua firme forte com área de filme fotográfico e impressão). São empresas como o Flickr que criaram uma conexão tão forte com os fotógrafos e apaixonados por fotografia que acaba se tornando sinônimo daquilo que fazem. Não é para menos que até hoje tem gente que diz: "é tipo um Flickr!". No fim, um bom lugar para se estar e ao mesmo tempo continuar se reinventando sempre de olho no próprio legado que criou.



Faça parte do Fotograf.IA. Mais do que um ebook com grupo Vip, uma comunidade voltada para a revolução e o avanço da IA na fotografia. São mais de 13 horas de conteúdo em vídeo, ebook com quase 300 páginas e dois grupos com mais de 130 membros para acompanhar e interagir com IA na fotografia. Participe clicando aqui >>> Faça parte da iniciativa Fotograf.IA e turbine seu negócio e sua arte na fotografia


Quer se conectar com inovação na fotografia? Participe do grupo NFoTo >>> NFoTo: fotograf.IA, NFT e inovação


Precisando de ajuda com seu marketing na fotografia? Conheça o Novo Plano de Marketing 2024 >>> Plano de Marketing 2024



0 comentário

Comments


bottom of page