Estudo da Opinion Box mostra estratégias de marketing para aplicar no TikTok

Publicação do portal Ecommerce Brasil apresenta importantes dados sobre o comportamento dos consumidores nas rede social aqui no Brasil

É notável que mais brasileiros estão aderindo ao uso do TikTok. E não é diferente com relação aos fotógrafos. Lá fora marcas como a Sony Alpha e B&H Photo já estão presentes criando conteúdos exclusivos naquela rede social.





A pesquisa segundo conteúdo da Ecommerce Brasil:


Com foco maior nas classes CDE (88%), o estudo compreendeu, por exemplo, que mulheres são mais presentes na rede (52%), assim como pessoas de 18 a 29 anos (45%) — 39% possui de 30 a 49 anos, enquanto 15% têm 50 anos ou mais.

Para quem busca apostar no marketing digital via TikTok, é importante saber quais regiões são mais receptivas à rede social. Se o target for na região Sudeste, uma boa notícia: é nela que se concentra a maioria dos usuários (são 48%). Em seguida está a região Nordeste, com 26%, seguida pela Sul, com 12%. Centro-Oeste e Norte, por exemplo, possuem apenas 8% e 7%, sinalizando que o alcance talvez não seja favorável.


Comportamento de uso do TikTok


Quando questionados sobre a frequência de uso da rede social, 39% dos entrevistados disseram acessar o TikTok várias vezes ao dia, enquanto 31% afirmaram que entram ao menos uma vez por dia no aplicativo. Já sobre a questão de “postar” no app, o comportamento muda radicalmente: 29% dizem raramente publicar algo, enquanto 28% somente visualizam conteúdos — só 10% responderam postar várias vezes ao dia.

Ainda mais curioso é saber que, dos usuários do TikTok, 53% afirmaram ter o Instagram como rede social de maior utilização. No caso de acesso, YouTube lidera com 94%, seguido por Insta (93%), Facebook (86%) e Twitter (41%). Somente 9% dos usuários do TikTok afirmaram que se trata da rede social que mais utilizam.





Criação de conteúdo no TikTok


Uma boa notícia para quem pensa em gerar conteúdo de marca no TikTok: segundo o levantamento, 56% das pessoas seguem uma empresa ou marca na rede social. Aliás, 70% delas seguem algum(a) influenciador(a) por lá.


E, se por acaso a sua empresa se enquadrar no perfil pequena ou média, o TikTok apresentou na segunda-feira (11/7) o programa “Follow Me”. Gratuito, oferece guias sobre como usar a variedade de ferramentas criativas e de negócios do TikTok, recursos publicitários e promocionais, além de orientação de outros proprietários de pequenas empresas.

Entre algumas dicas para gerar engajamento, as trends são a maior tendência no momento. Neste caso, podem ser danças, filtros, formas de editar vídeos, entre outras. Para ter uma ideia do potencial, 39% dos entrevistados disseram já ter participado de trends.


O que é buscado no TikTok

Conteúdos com temas de humor e descontração lideram a opinião de quem utiliza a rede social, com 64% dos entrevistados. Se a sua empresa acertar no engajamento, uma ótima notícia: 42% das pessoas acompanham os vídeos de marcas e empresas que as cativam.

Grande maioria dos usuários do TikTok (66%) utiliza a rede para se distrair ou se divertir (62%).






Por outro lado, fica o alerta para quem espera divulgar marca, produto ou serviço no TikTok: só 12% disseram visualizar, deixando claro que essa não é a proposta da rede social. Acompanhar transmissões ao vivo (65%) já caiu no gosto dos TikTokers, ainda que 63% disseram entrar nas transmissões sem saber como chegaram até elas.

Importante ressaltar que a grande maioria dos usuários do TikTok (66%) utiliza a rede para se distrair ou se divertir (62%). Portanto, é hora de abusar da criatividade para entreter os mais de 4,72 milhões de brasileiros que passam mais de cinco horas de suas vidas diariamente no canal!

0 comentário