top of page

ESCOLA DE NEGÓCIOS FHOX: A OPINIÃO DE QUEM REALMENTE IMPORTA

O professor e fotógrafo José Fábio Rodrigues da Silva enviou um depoimento com uma visão completa sobre as atividades online da Escola de Negócios FHOX e sobre o novo livro “Marketing Básico para Fotógrafos”

Em nossas conversas virtuais, consequência dessa quarentena (de quase 4 meses), que começaram uma semana antes do curso ON-LINE de MKT 4.0, que resolvi fazer por curiosidade, pois venho de uma área ligada à exatas onde sou professor de Física e Eletrônica e ainda trabalho na área de engenharia com desenvolvimento de produtos para a Indústria de Defesa, me aventurei em ouvir palavras como Marketing Digital, Mindshare, Marketshare , Heartshare entre outras, estranhas para meu tipo de formação.

Mas como a vida é feita de desafios, durante 25 anos lecionando aprendi a dizer e explicar  o que é ou que são desafios para meus alunos, embarquei nessa ideia. E foi uma experiência peculiar, pois nas aulas na plataforma ZOOM eu me senti um “ET”, pois eu era a única pessoa que nunca trabalhou diretamente com marketing.


Na verdade durante o curso eu notei que sempre fiz marketing, com meus alunos, pois nas preparações das aulas teóricas e práticas, projetos propostos, nas entregas dos trabalhos e suas correções, eu sempre estava orientando meus alunos, quando concluíssem o curso a se venderem profissionalmente, acho que acabei ensinando um pouco de marketing pessoal.

Como tenho também uma paixão antiga pela fotografia, desde 1990, ainda preciso aprender a fotografar, e nos últimos anos, de 2015 pra cá, comecei a realizar pequenos serviços de fotografia, achei muito interessante quando recebi um e-mail do canal da FHOX, que já acompanho a certo tempo, sobre o curso de MKT 4.0 voltado para fotógrafos on-line, e como já estava de licença em casa um pouco mais de conhecimento e informação o cérebro sempre agradece, resolvi embarcar nessa aventura.

Tenho que confessar, fique um pouco perdido no começo, pois era um mundo novo, gostei. Ainda estou lendo e estudando, agora com uma referência a mais no seu livro MARKETING BÁSICO PARA FOTÓGRAFOS, que realmente possui uma linguagem fácil de entender e isso está me ajudando na construção da minha futura marca como fotógrafo.


Agradeço pelas nossas conversas e feedbacks que tem me dado, agradeço também pelas novas amizades que conquistei, ainda que virtuais, quero referenciar a Daniela Romanesi, virei fã do trabalho dela, conversamos de vez em quando sobre as pinturas dela, eu disse que ela não é fotógrafa e sim uma pintora. Através de um post dela, no Instagram, participei de uma semana de palestras com diversos fotógrafos e videomakers, chamado Papo do Bem, realizado pelo canal papodefotografo.com.br, onde o fechamento foi com o fotógrafo Marcio Scavone, foi show.

Falei que ia ser só um “textinho”, acho que exagerei.

Quero agradecer pelo seu trabalho, seu livro, o site da FHOX e pelo lado positivo que essa pandemia me trouxe, sinto pelas perdas de vidas, é triste. 


Meu comentário: Nós que agradecemos José pelas palavras e por estar aproveitando esses conteúdos. Esse é o nosso propósito e esse retorno é gratificante.  

0 comentário
bottom of page