DESCONSTRUINDO O “ESTEREÓTIPOS DO MARKETING” NA FOTOGRAFIA

O livro "Marketing Básico para Fotógrafos" não surgiu só para indicar a importância do assunto no mercado fotográfico. O objetivo do livro é desmistificar conceitos infundados do senso comum estabelecidos em nosso mercado. E de mostrar a real importância do tema na fotografia


Foto: Ana Campbell

O novo livro “Marketing Básico para Fotógrafos” vem atraindo a atenção não só de quem começa na fotografia, mas também dos mais experientes. É fácil entender os motivos: 

1 – Nas escolas de fotografia e universidades e cursos normalmente esse assunto não é abordado com mais profundidade (muitas vezes nem é pauta). 

2 – Existem uma série de estereótipos sobre o marketing que são equivocados e se perpetuam pelo senso comum. 

3 – A abordagem básica mostra-se mais complexa do que simplesmente tratar dos pontos iniciais. Assim como aprender o básico na fotografia envolve estudo e desafios vale o mesmo para esse tema de negócios. 

4 – Fotógrafos se confundem com o marketing digital. Para entender o problema basta separar uma palavra da outra: Marketing (atrair e manter clientes) e Digital (ferramentas online). O foco nas ferramentas foi violento demais nos últimos anos. O fotógrafo acha que de estar no Instagram, fazer campanhas e anúncios online estará tudo resolvido. Só falta responder uma coisa: qual é o seu marketing dentro dessas ferramentas? 


Em três anos das turmas da Escola de Negócios FHOX notei algumas coisas importantes:

  • Os fotógrafos desconhecem o que é o marketing na essência. A confusão começa em achar que marketing é vendas. Vender faz parte do marketing, mas é um processo de valorizar a marca e atrair e manter clientes. Para tanto o negócio de foto tem que construir uma proposta inicial de marketing e partir dela para definir os outros pontos que vão interferir desde o produto até o preço. 

  • A ideia que foi reforçada com o passar dos anos de que “aquele fotógrafo é marqueteiro” ou “ele é bom de marketing” para qualquer coisa que envolva aparecer ou vender. De fato, muitas vezes pode até envolver o tema, mas as frases acima aparecem em conversas de grupos de WhatsApp como algo negativo. Como se o fotógrafo profissional não pudesse ter uma estratégia ou fazer ações que o ajudem a atrair e manter clientes. 

  • Os problemas com preço e promoção (divulgação) estão diretamente atrelados a falta de senso de marketing. É tudo feito com  base no improviso e intuição. Resumindo: se eu postar no Instagram e enviar WhatsApp estou “fazendo marketing” e se tudo der errado vou baixar o preço e dar descontos o máximo que eu puder. 

  • Talvez o ponto mais forte que percebi em três anos foi o fato de que boa parte dos fotógrafos acredita que “se faço marketing não posso ser bom na fotografia” e vice-versa. 

Marketing é sobre atrair e manter clientes. Para quem começa a primeira parte é mais importante e para quem já tem tempo de estrada manter é tão crucial quanto atrair. Em tempos de hiper concorrência e pandemia é necessária olhar para isso com cuidado. Deve fazer parte da rotina como tratar fotos e fazer cursos de técnica e inspiração. Se o fotógrafo se considera profissional isso pressupõe viver da fotografia. E sem marketing isso não é possível. 


O livro “Marketing Básico para Fotógrafos” surgiu da demanda dos meus próprios alunos. Mais do que isso: em uma ampla pesquisa notei que nosso problema não é a falta da preocupação com marketing na fotografia. Na verdade é falta de entendimento do que se trata e como pode me ajudar. A decisão de lançar no Kindle e com exclusividade na Amazon também é simples de explicar: é um canal que permite chegar em diversos países (já vendi o livro na Espanha e EUA) para brasileiros que moram e trabalham com fotografia nesses países. O Kindle permite baixar o app em computadores, smartphones, tablets e tanto no Android quanto no iOS. Por ser digital é mais barato e rápido. Claro, tem a opção impressa para quem faz questão. O que mais importa para mim é saber que o valor na versão digital é muito acessível e que está chegando para fotógrafos iniciantes. Assim cumpro minha missão de adicionar valor para quem vive da fotografia. 

Se quiser adquirir sua edição clique aqui: Marketing Básico para Fotógrafos

0 visualização
CONTATO

São Paulo, SP

​​WhatsApp: 11-99123-4351

leo@fhox.com.br 

@leops - @enfbyleosaldanha

  • Preto Ícone Amazon
  • logo-whatsapp-fundo-transparente-icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Facebook

© 2020 por ENF by Leo Saldanha.