top of page

Como a Geração Z vai influenciar o mundo em 2024, segundo o Instagram

Quando uma rede social faz uma pesquisa desta dimensão vale a pena olhar os resultados. A plataforma de mídia social revela as principais tendências que devem marcar o próximo ano em diversos aspectos, desde a moda até o namoro




O Instagram, em colaboração com a empresa de previsão de tendências WGSN, fez uma pesquisa com jovens de diferentes países, dos EUA à Coreia do Sul, para descobrir o que a Geração Z pensa sobre o futuro. Os resultados mostram as principais tendências que devem dominar o ano de 2024 em vários campos, como moda, mídia social, estilo de vida e muito mais.


A Geração Z, formada por pessoas nascidas entre 1997 e 2012, é a mais conectada digitalmente e a mais consciente socialmente. Eles têm uma visão única do mundo e expressam sua identidade de formas criativas e sustentáveis. Essa geração influencia as tendências das outras e costuma ditar o comportamento do consumo. Novos apps e redes sociais surgem a partir dos mais jovens. Logo, vale a pena prestar atenção e tirar insights disso.





Veja abaixo o que a pesquisa mostra.


Moda


No quesito moda, 2024 promete ser um ano de inovação e expressão pessoal. O estilo da Geração Z indica uma preferência por peças garimpadas e vintage, mostrando um hábito de consumo ecológico, com cerca de 65% dos participantes optando por comprar roupas usadas em vez de novas. Além disso, um expressivo 70% dos jovens pretendem repetir os looks, quebrando o estigma de usar as mesmas roupas mais de uma vez e destacando uma abordagem de moda sustentável.


A moda DIY também está em alta, com cerca de 60% dos jovens querendo usar as roupas de formas únicas e surpreendentes. As escolhas de vestuário devem refletir uma combinação de roupas modestas e moda criativa DIY, misturando preocupação ambiental com um toque de personalidade.





Redes Sociais


No âmbito das redes sociais, a Geração Z parece estar se distanciando da autopromoção e do superficial, e se aproximando de uma mudança na criação de conexões reais com amigos e familiares nas redes sociais. É menos sobre exibir e mais sobre interagir de formas significativas, seja curtindo histórias ou compartilhando memes em DMs. Outro achado é que quase 50% dos usuários da Geração Z pretendem usar as redes sociais para se manter atualizados sobre as tendências atuais em vários domínios, como moda e tecnologia.





Estilo de vida


O ano de 2024 deve ser o capítulo de autoaperfeiçoamento da Geração Z, com prioridades como se manter saudável, explorar caminhos de carreira e abraçar viagens. Cerca de 80% dos entrevistados priorizam se manter saudáveis por meio de exercícios regulares e uma dieta balanceada. 75% da geração Z manifestam o desejo de explorar diferentes caminhos de carreira e 70% planejam viajar mais. Empreendedora por natureza, uma parcela significativa dessa geração vê o trabalho autônomo como um caminho possível para o sucesso.




Namoro


Na esfera do namoro, a abordagem da Geração Z é única e digitalizada. De acordo com o Instagram, “a geração Z está mais solteira do que nunca”, com 63% se identificando como solteiros. No entanto, o fortalecimento das relações existentes é um foco essencial.

Em uma virada digital aos rituais de namoro tradicionais, 28% dos membros da geração Z preferem trocar os nomes de usuário do Instagram por números de telefone como um primeiro passo em um novo relacionamento, afirma a plataforma. Curiosamente, os nomes de usuário do Instagram estão se tornando os novos números de telefone no jogo do namoro. Os principais “icks” ou desacordos de namoro incluem mau gosto de meme e seguir um ex no Instagram.


Comida e celebridades também são temas de interesse para a Geração Z em 2024. Cerca de 45% dos entrevistados têm vontade de experimentar produtos veganos, e 42% têm curiosidade em provar alternativas à base de plantas para a carne.

Quando se trata do seu universo social, uma grande maioria (75%) faz parte de fandoms online, abrangendo desde programas de televisão até músicos e jogos de vídeo. Entrar em contato com celebridades por meio de DMs no Instagram também se tornou uma forma popular de interação entre os fãs.


Pesquisas e tendências são importantes, mas você tem que olhar para dentro e fazer o trabalho que precisa ser feito. Conte com o Novo Plano de Marketing 2024 para te ajudar com isso >>> Plano de Marketing 2024





0 comentário

Comments


bottom of page