Anti-Instagram: BeReal atinge 20 milhões de usuários e cresce nos EUA

Criado em 2020, o aplicativo de fotos francês tem uma proposta mais autêntica e garante que você não vai "ficar famoso" com ele





BeReal é um app francês de fotos com uma abordagem mais simples. Você compartilha fotos com amigos e parentes e sem "filtrar" uma vida tão perfeita para parecer o máximo para outras pessoas. Trata-se de postar uma foto por dia (não tem filtro) e sem encorajar mais seguidores ou aparecer para todo mundo. Nem é aberto para todo mundo ver e seguir. Ou seja, no fim BeReal é um anti-Instagram e talvez esse seja um dos motivos do sucesso.


Hoje a ferramenta está em primeiro lugar entre os apps da App Store da Apple. Não é pouca coisa por se tratar da maior economia do mundo. Os EUA representam 35% dos usuários com Reino Unido em segundo com 17% e França com 10%. O Brasil não aparece nessa lista divulgada pela Fast Company, mas certamente já começa a ganhar força por aqui. São 20 milhões de usuários ao todo (o Insta tem mais de 1 bilhão). O perfil de quem baixa é variado, mas sobretudo jovens da geração Z (que até então só pensavam em TikTok).


Em maio passado a empresa foi avaliada em mais de U$ 600 milhões de dólares.


Seja como for, essa tendência é para ficar de olho. E indica claramente que existe espaço para coisas diferentes voltadas para redes sociais mais discretas, intimistas e que não afetem tanto a saúde mental das pessoas. Igual o Instagram quando começou ;-) a diferença é que o BeReal proíbe filtros, só deixa postar uma vez ao dia e é voltado para quem realmente importa: amigos de verdade e parentes próximos.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo