A lendária Magnum Photos vai lançar a primeira coleção de fotos NFT

Lançamento será na semana do dia 28/06 da coleção batizada de Magnum 75 para comemorar o aniversário de 75 anos da celebrada agência fotográfica. Os fotógrafos da Magnum que estarão com fotos nesta coleção. Uma parceria entre a agência e a Obscura.



Encantando o porco. Buenos Aires, Argentina. 1999. © Alessandra Sanguinetti / Fotos Magnum.


Os Oito fotógrafos da Magnum foram comissionados pela agência para criar novos trabalhos em parceria entre a Magnum e a Obscura. Alessandra Sanguinetti, Lorenzo Meloni, Carolyn Drake, Sabiha Çimen, Hannah Price, Lua Ribeira, Alex Majoli e Thomas Dworzak foram convidados a contribuir para a temporada inaugural das coleções NFT (ativos digitais únicos).

O colecionador que adquirir as fotos vai receber sua obra de arte no dia em que a NFT for mintada(criada) na blockchain. A Obscura é a primeira plataforma de comissões de fotografia que introduz a narrativa visual no mundo NFT, permitindo que colecionadores e fotógrafos se conectem dentro da Web3 e permitindo que a nova economia crypto seja ativada e inspire novas oportunidades criativas. A Obscura tem o compromisso de formar uma DAO (Organização Autônoma Descentralizada) dentro de sua comunidade, que permite aos membros ter uma participação no desenvolvimento e mais autonomia no futuro.

A presidente do Magnum, Olivia Arthur, disse em um comunicado para a imprensa no site da agência: "Quando Alejandro e eu começamos a discutir esse projeto, falamos sobre isso como um ato de confiança. Isso tanto do lado das pessoas que estão comprando as obras de arte antes delas serem criadas quanto da Magnum porque estamos fazendo trabalhos que existiram primeiro como NFTs. Estamos entusiasmados por trabalhar com obscura e acreditamos que seu compromisso com a produção de novas fotografias e histórias é uma coisa extremamente importante e maravilhosa. Estamos animados para ver como, e em que direção, este mundo vai crescer”.

O co-fundador da Obscura Alejandro Cartagena acrescenta: "O Obscura foi criado como um exercício conceitual sobre como pensamos da fotografia na era digital. Oferecemos a oportunidade para os fotógrafos criarem novos corpos de trabalho que terão sua primeira iteração no mundo como NFT e, em seguida, como uma forma impressa ou de livro. A falta de propriedade digital tem sido um grande problema na forma como a fotografia e os fotógrafos poderiam valorizar seu trabalho e vemos uma oportunidade de fazer a pergunta através dos NFTs se isso pode mudar. NFTs não são um jogo final para fotografia, mas mais uma oportunidade de encontrar um público e contar as histórias que queremos contar."

As Coleções NFT serão publicadas nas plataformas Magnum Photos e Obscura uma vez criadas (e também na Foundation - plataforma NFT). Haverá uma série de eventos do Twitter Spaces durante todo o período de lançamento, onde fotógrafos e Obscura estarão discutindo a criação da obra e muito mais.

Como a Magnum Photos embarcou neste projeto, foi preciso o máximo cuidado para investigar o impacto ambiental que as NFTs e as tecnologias digitais de blockchain estão tendo. Durante todo o processo, envolveu-se com um consultor que assessorou os diferentes métodos disponíveis para compensar as emissões de carbono que o processo incorre. Como tal, cada coleção criada doou uma parte dos recursos arrecadados para uma instituição de caridade ambiental da escolha do fotógrafo. Este trabalho foi realizado em consonância com um trabalho mais amplo que a Magnum e a Obscura estão realizando para melhorar continuamente as práticas no que diz respeito à sustentabilidade.



A informação também foi divulgada no Twitter da Magnum:



Magnum 75 – a primeira de uma série de três coleções da NFT lançadas este ano como parte das comemorações do 75º aniversário da agência – teve curadoria de Alejandro Cartagena (@halecar2), fotógrafo e cofundador da @obscuradao.


A coleção de 75 imagens será liberada como seis “NFT Drops (lançamentos)” ao longo de duas semanas, de 28 de junho a 12 de julho. Cada drop incluirá uma seleção de imagens do arquivo histórico e em expansão da Magnum.


inclusive a Magnum vai mostrar algumas das imagens e falar dessa novidade na comunidade da agência no Discord. Você pode participar clicando aqui: https://t.co/a6X0exxbe7


2 visualizações0 comentário