A força do TikTok em um case recente bem ilustrativo

Caso de fotógrafa que bombou na internet e nas redes sociais com um ensaio de casal mostra o tamanho do impacto do aplicativo no mundo digital





Essa eu vi meio que por acaso. Uma matéria em um site dos EUA (Today), canal que conta com milhões de acessos e também presente na televisão daquele país. Na matéria a chamada diz que "o ensaio do casal viralizou no TikTok". Em outros sites praticamente a mesma chamada. O fato é que a história não é bem assim. A fotógrafa Shea Cravnes na verdade postou primeiro no Instagram (Reels) e só depois no TikTok. Tanto é que no TikTok aparece a marca do Reels por lá. No TikTok ela teve menos visualizações, mas ainda assim foi muito bem...no Reels ela está perto dos 400 mil views. Veja mais aqui: Um ensaio fotográfico "italiano" que viralizou no TikTok e Instagram (fhox.com.br)


O ponto que me chamou a atenção e mostra o tamanho da encrenca do Instagram é o seguinte: lá nos Estados Unidos, terra do Insta, TikTok virou sinônimo de vídeo rápido de rede social. E os portais de notícias destacam como se o que o Reels fosse um TikTok (o que não deixa de ser verdade). Já vimos isso ocorrer com outras marcas famosas que se tornaram sinônimos de produtos. Caso da Gillette, Cotonete, Post It e outras. Algo que só demonstra a força da rede social chinesa mundo afora. Outro dado interessante recente mostra que o TikTok está muito forte entre os mais jovens. Segundo as informações do G1 relatadas aqui: TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes no Brasil, diz pesquisa | Tecnologia | G1 (globo.com)


Fotógrafos e negócios de fotografia gringos parecem mais participativos e avançando no TikTok como demonstrei neste conteúdo. Embora tenhamos no Brasil bons profissionais fazendo um trabalho de referência por ali também (mas me parecem poucos). O que está claro é que a era dos vídeos rápidos não só já começou como afeta o comportamento dos consumidores e a presença das marcas no ambiente digital. O que pede uma forma de participação ativa dos fotógrafos, mas de uma maneira distinta. E o exemplo da Shea que bombou recentemente no TikTok do Instagram mostra isso claramente.


Em tempo: eu mesmo abracei uma estratégia de marketing e presença digital com vídeos e vídeos rápidos e os resultados são satisfatórios. Quero mostrar esse novo canal de divulgação para fotógrafos(as) e a importância do vídeo marketing nesta atividade exclusiva do Clube do Marketing da Fotografia. Saiba mais aqui: TikTok para Fotógrafos(as)






0 comentário