14 Livros de Fotografia para se Inspirar

Conheça os livros que são os queridinhos dos fotógrafos profissionais e amadores


Por Sara Ricci (Conteúdo do Blog da Alboom)





Toda profissão possui um conteúdo teórico, seja impresso ou até mesmo em audiovisual, portanto, com a fotografia não seria diferente. Sendo assim, separamos, com muito carinho, 10 livros que possuem como tema principal a fotografia.

Mas nem todos são de teoria, por assim dizer. Há livros documentais e até biografias de renomados fotógrafos, que transformaram suas vidas em uma obra impressa.

Da mesma forma que trouxemos esses livros de fotografias, também deixamos os links de onde encontrar para comprar e a sinopse. Então, vamos aos livros.


1 – Leia isto se quer tirar fotos incríveis – Henry Carrol

2 – Genesis – Sebastião Salgado

3- Humans Of New York – Brandon Stanton

4 – Como Criar Uma Fotografia – Mike Simmons

5 – Um Silêncio Interior. Os Retratos de Henri Cartier-Bresson – Agnès Sire

6 – Master Of Landscape Photography – Ross Hoddinott

7 –Fotografia: O Guia Visual Definitivo do Século XIX à Era Digital – Tom Ang

8 – O Olho do Fotógrafo: Composição e Design para Fotografias Digitais Incríveis – Michel Freeman

9 – Fotografia: Um Guia para ser Fotógrafo em um Mundo onde Todos Fotografam – Daniela Agostini, Heloísa Alessio e Thomas Degen

10 – Do Zero ao Infinito: Lições que aprendi fotografando bilionários – Everton Rosa

11 – Imagens do Brasil – Araquém Alcântara

12 – A Marcha do Sal – Érico Hiller

13 – Fotografia Newborn – Bel Ferreira

14 – Marketing Básico para Fotógrafos – Leo Saldanha


1 – Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis – Henry Carroll

Sinopse de Leia isto se quer tirar fotos incríveis:

Nada de gráficos assustadores, nada de diagramas técnicos e nada de jargão fotográfico.

O livro Leia isto se quer tirar fotos incríveis, de Henrry Carrol, orienta o leitor ao longo dos fundamentos da composição, exposição, luz e lentes, assim como a importante arte de ver, sem ficar sufocado com detalhes técnico.

Primordialmente ideal para usuários de DSLR, câmeras compactas e câmeras compactas avançadas, este livro está repleto de dicas que irão transformar suas fotos instantaneamente.

Henry Carroll explica muitas imagens icônicas, feitas por fotógrafos aclamados, mas que irá inspirar o leitor a pegar sua câmera e colocar tudo isso em prática. 50 grandes fotógrafos, incluindo: Henri Cartier-Bresson, Martin Parr, Sebastião Salgado, Nadav Kander, Daido Moriyama, Elaine Constantine, Ansel Adams, Guy Bourdin, Dorothea Lange, Bill Brandt.

Onde comprar: Amazon


2 – Gênesis – Sebastião Salgado

O fotógrafo Sebastião Salgado com o livro Gênesis

Sinopse de Genesis:

Mais de 32 viagens, feito a pé, de avião, a bordo de navios, canoas e até mesmo a bordo de balões, com extremos de calor e condições de frio extremo e, às vezes, em condições perigosas, Sebastião Salgado em seu livro Gênesis, criou uma coleção de imagens que mostram a natureza, os animais e os povos indígenas com um brilho cativante.

Apenas usando o preto e branco, Salgado infunde textura complexa para as suas fotografias de modo que até mesmo os menores detalhes são importantes.

Afinal, o que encontramos em Gênesis? Animal e vulcões dos pingüins de Galápagos, leões marinhos, biguás e baleias na Antártida e no Atlântico Sul; jacarés e onças no Brasil, os leões, leopardos e elefantes africanos, a tribo dos Zo’é isolado na maioria nas profundezas da selva amazônica; a Papua Ocidental Neolítico korowaide etnia; Dinka gado nômades no Nenets nômades do Sudão e os seus rebanhos de renas no Círculo Polar Ártico; as comunidades florestais nas Ilhas Mentawai oeste de Sumatra; os icebergs a Antártida vulcões África Central e na Península de Kamchatka; os desertos do Saara, os rios Negro e Amazonas Yurua, os desfiladeiros do Grand Canyon, as geleiras do Alasca e muito mais.

Onde comprar: Amazon


3 – Humans Of New York – Brandon Stanton

Sinopse

Humans of New York, de Brandon Stanton, é baseado no blog com mais de quatro milhões de fãs leais, uma coleção bonita, sincera, divertida e inspiradora de fotos e histórias que capturam o espírito de uma cidade

A princípio, Humans of New York começou no verão de 2010, quando o fotógrafo Brandon Stanton decidiu criar um censo fotográfico da cidade de Nova York.

Armado com sua câmera, assim começou a cruzar a cidade, percorrendo milhares de quilômetros a pé na tentativa de capturar os nova-iorquinos e suas histórias.

Como resultado desses esforços, criou um blog vibrante que ele chamou de “Humanos de Nova York“, no qual suas fotos foram apresentadas ao lado de citações e anedotas.

Com quatrocentas fotos coloridas, incluindo retratos exclusivos e histórias totalmente novas, Humans of New York é uma coleção impressionante de imagens, pois mostra as grandes personalidades de Nova York.

Surpreendente e comovente, impresso em uma bela edição colorida de capa dura, Humans of New York é, dessa forma, uma celebração da individualidade e uma homenagem ao espírito da cidade.

*Livro disponível apenas no idioma Inglês

Onde comprar: Amazon


4 – Como Criar Uma Fotografia – Mike Simmons

Sinopse de Como criar uma fotografia:

Para Mike Simmons, algumas fotografias não são simplesmente tiradas – elas são feitas, construídas deliberadamente por meio de um processo criativo, em que a conceitualização e a internacionalidade do projeto são tão importantes quanto o conhecimento e o exercício fotográficos.

Sobretudo, Como criar uma fotografia é um manual prático que enfoca o processo de criação de uma fotografia ou uma série fotográfica, desde as fases de planejamento e desenvolvimento até a realização e a difusão dos resultados obtidos.

Dessa forma, ao adotar o processo criativo como fio condutor, Mike Simmons, em Como criar uma fotografia, explora uma ampla variedade de práticas fotográficas – retratos, paisagens, naturezas-mortas e fotografias abstratas – e de técnicas específicas como a fotografia encenada e a fotomontagem.

As explicações mais teóricas, nesse sentido, são apresentadas de maneira simples e clara, são acompanhadas de diversas obras fotográficas, e de exercícios práticos precisos.

Como criar uma fotografia trata-se de um guia prático e visual que, portanto, nos introduz aos aspectos-chave da significação, da composição visual e das técnicas fotográficas, oferecendo os conhecimentos necessários para decisões bem fundamentadas em um projeto de criação fotográfica.

Onde Comprar: Amazon


5 – Um Silêncio Interior. Os Retratos de Henri Cartier-Bresson – Agnès Sire

Sinopse de Um Silêncio Interior

Em Um Silêncio Interior, de Agnès Sire, o leitor vai reencontrar algumas das imagens mais famosas do artista, assim como retratos nunca antes publicados.

No entanto, todos eles materializam na perfeição o modo como Cartier-Bresson descreveu aquilo que tentava comunicar através dos seus trabalhos. “Acima de tudo, procuro um silêncio interior. Esforço-me por traduzir a personalidade e não a expressão.”

Os retratos reproduzidos nesta obra de Agnès Sire – discretos e destituídos de artifícios – confirmam, sobretudo, a singularidade do talento de Cartier-Bresson, um fotógrafo que sabia por instinto a fração de segundo exata em que deveria disparar a sua máquina. Inclui 97 reproduções em tricromia.

Um Silêncio Interior – Os retratos de Henri Cartier-Bresson é um livro recheado de fotografia inspiradoras.

Onde comprar: Wook


6 – Master Of Landscape Photography – Ross Hoddinott

Sinopse Master of Landscape Photography:

A fotografia de paisagem é um dos gêneros mais populares para fotógrafos amadores.

Dominar o gênero, no entanto, leva tempo: tempo para exposição, cor, composição perfeitas e – talvez acima de tudo – a capacidade de ver e registrar a paisagem de uma forma que fará com que suas fotos se destaquem do resto.

Master of Landscape Photography, de Ross Roddinott, é um guia que investiga o mundo de 16 luzes principais, cada uma com sua visão única sobre como, onde e porque a paisagem deve ser registrada.

Por meio de entrevistas de sondagem e imagens lindamente reproduzidas, o leitor recebe, ainda assim, uma visão sobre as práticas de trabalho do artista, desde equipamentos até técnicas.

Gloriosas fotografias coloridas ficam ao lado do monocromático atmosférico. As técnicas digitais mais recentes combinam com a imagem tradicional baseada em filme e os costumes convencionais da paisagem são contrariados por obras de arte experimentais, garantindo algo para inspirar todos os leitores.

Colaboradores incluem: Marc Adamus, Valda Bailey, Sandra Bartocha, Mark Bauer, Thierry Bornier, Jonathan Chritchley, Joe Cornish, Ross Hoddinott, Daniel Kordan, Mikko Lagerstedt, Tom Mackie, David Noton, Colin Prior, Hans Strand, Lars Van De Goor, e Art Wolfe.

*Disponível apenas no idioma Inglês

Onde comprar: Amazon


7 – Fotografia: O Guia Visual Definitivo do Século XIX à Era Digital – Tom Ang

Sinopse de Fotografia: O guia visual definitivo do século XIX à era digital:

Fotografia: O guia visual definitivo do século XIX à era digital, de Tom Ang é, a princípio, um guia completo sobre a história e os progressos tecnológicos do registro fotográfico. Com mais de mil imagens icônicas, acompanhadas de textos que esclarecem as circunstâncias em que as fotos foram clicadas.

Referência essencial para quem se interessa pelo assunto, a obra percorre a evolução da fotografia desde o da guerreio tipo, em meados do século XIX, até o fenômeno da era digital, mostrando assim sua importância para o universo das artes, do jornalismo, da moda e da publicidade, além de sua inegável influência na sociedade contemporânea.

Fotografia: O guia visual definitivo do século XIX à era digital inclui o perfil de 50 fotógrafos visionários e seus trabalhos mais importantes, como Alfred Stieglitz, Alexander Rodchenko, Man Ray, Cartier Bresson, Cindy Sherman e Sebastião Salgado, entre outros

Onde comprar: Amazon


8 – O Olho do Fotógrafo: Composição e Design para Fotografias Digitais Incríveis – Michel Freeman

Sinopse de O Olho do Fotógrafo:

O Olho do Fotógrafo, de Michel Freeman é, antes de mais nada, um livro que aborda o design como fator mais importante na criação de uma imagem fotográfica de sucesso.

Para Michael Freeman, a habilidade de enxergar o potencial para uma imagem forte e depois organizar os elementos gráficos em uma composição atraente e eficiente sempre foi crucial no ato de fotografar.

Contudo, o autor demonstra que a fotografia digital trouxe um aspecto novo e motivador ao design, por sua resposta rápida e suas possibilidades de edição, e isso teve um efeito profundo no modo como os fotógrafos fazem suas fotos.

Essencial para fotógrafos modernos, o livro O Olho do Fotógrafo explora todas as abordagens de composição e de design tradicionais e, principalmente, trata de técnicas digitais como a costura de imagens e a imagem HDR, que usam novas tecnologias para ampliar as possibilidades do meio sem comprometer a visão do fotógrafo.

Um livro de fotografia que não pode faltar em sua prateleira.

Onde comprar: Amazon


9 – Fotografia: Um Guia para ser Fotógrafo em um Mundo onde Todos Fotografam – Daniela Agostini, Heloísa Alessio e Thomas Degen

Sinopse de Fotografia: Um Guia para ser Fotógrafo em um Mundo onde Todos Fotografam:

Para os autores Daniela Agostini, Heloisa Alessio e Thomas Degen, fotografar não é nenhum bicho de sete cabeças, principalmente com tantos celulares munidos de câmeras potentes e tecnologias cada vez mais acessíveis nos dias de hoje.

Mas alguns conhecimentos, e muita prática são necessários para criar boas composições e atingir o efeito desejado. Seja ele a expressão de uma ideia ou de um sentimento. Bem como a construção de uma narrativa, a intenção de envolver o observador, de conduzir seu olhar e etc.

Com o objetivo de apresentar esses conhecimentos de maneira simples e didática, os autores organizaram em Fotografia: Um Guia para ser Fotógrafo em um Mundo onde Todos Fotografam um material rico em imagens e conteúdo, abordando desde conceitos e técnicas mais básicos de fotografia até as informações específicas das áreas em que um profissional pode se especializar, como a fotografia social, o fotojornalismo, a fotografia de moda, de publicidade e propaganda, entre outras.

Além disso, o livro traz também dicas valiosas sobre o desenvolvimento e a divulgação do portfólio pessoal.

Escrito em uma linguagem de fácil entendimento por três fotógrafos experientes, que são também professores de fotografia.

Fotografia: Um Guia para ser Fotógrafo em um Mundo onde Todos Fotografam é um lançamento do Senac São Paulo, destinado tanto a quem fotografa por hobby quanto aos que desejam atuar profissionalmente, ajudando a dar os primeiros passos na área ou a aprimorar a prática de quem já atua no mercado.

Onde comprar: Amazon


Do Zero ao Infinito: Lições que aprendi fotografando bilionários – Everton Rosa

Sinopse de Do Zero ao Infinito:

Qual é a diferença entre fazer um trabalho comum, com resultados comuns e criar um trabalho que te faz ser reconhecido, respeitado e se torna a base de uma vida extraordinária?

Em Do Zero ao Infinito, Everton Rosa não só responde essa pergunta como te dá um passo a passo direto para que você faça isso na sua vida.

Depois de fotografar bilionários, membros da nobreza europeia, artistas, empresários globais e outras pessoas de muito sucesso, Everton percebeu que existem traços comuns nos resultados dessas pessoas e na forma de elas pensarem, que criam a vida extraordinária que vivem.

As “lições dos bilionários” foram o campo de estudo de Everton Rosa durante sua carreira.

Com um método simples e acessível para profissionais de todas as áreas e momentos de vida, Everton Rosa divide o exato caminho que fez aplicando essas lições na sua carreira de fotógrafo, nos últimos 27 anos.

Esse método fez com que Everton saísse de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul e ganhasse reconhecimento mundial por seu trabalho, usando apenas aquilo que ele já tinha dentro dele.

Em Do Zero ao Infinito você vai descobrir como melhorar sua imagem, fazer seu marketing pessoal, se tornar reconhecido pelo seu trabalho. Leia Do Zero ao Infinito hoje, aplique o passo a passo e então poderá ver a transformação em qualquer área de sua vida.

Onde comprar: Amazon