top of page

ÁLBUNS E FOTOS COM SONS JÁ SÃO POSSÍVEIS

Tecnologia alemã foi destaque em matéria recente internacional. Alto falantes são impressos diretamente no papel e tornam a experiência imersiva e ainda mais impactante




A notícia foi destaque no site norte-americano da Gizmodo (de tecnologia). Vale destacar que não chega a ser uma novidade. Até porque a Universidade de Tecnologia de Chemnitiz da Alemanha trabalha com isso desde 2015. Aliás, o protótipo foi justamente um álbum. Com fotos em preto e branco e cada página com sons diferentes (veja o vídeo). O que os pesquisadores fizeram foi encontrar uma forma de imprimir longas tiras de alto-falantes de papel que podem ser enroladas e impressas. Criando assim uma forma de tornar a experiência com fotos e vídeos mais imersiva. Além de álbuns, a aplicação serve para fotos, anúncios em pontos de venda e afins. No vídeo abaixo aparece a explicação no detalhe. Mostrando o álbum com áudio de 2015 e a versão evoluída de foto aplicada em um ambiente (uma imagem de floresta com sons de animais). Fascinante.





O processo – o primeiro processo do álbum de 2015 envolvia a cobertura de duas camadas de papel com um polímero orgânico condutor. Uma camada fina no meio servindo como um alto-falante movendo o ar e produzindo sons. Claro, tratava-se de um sistema que ainda necessitava de ajustes e que precisava evoluir com o tempo. Seis anos depois do desenvolvimento daquele T-Book os pesquisadores conseguiram sofisticar o processo de impressão. Algo que está detalhado aqui: Advanced Materials.

Na prática, a nova forma de imprimir garante rapidez e que podem ser produzidos em massa com custo competitivo. Os pesquisadores fizeram um teste com uma folha de quatro metros de comprimento com 56 elementos individuais do alto-falante. As imagens ficaram do lado de fora e tudo foi colado de forma a ficar com um formato cilíndrico. Importante: a tecnologia permite imprimir imagens dupla-face. Os desenvolvedores notam o potencial de uso para as mais variadas aplicações como publicidade e comunicação visual. Para o mercado fotográfico é a possibilidade de gerar fotos e peças multimídia contando histórias de uma forma que nunca se poderia imaginar.



A propósito, o T-book, álbum com sons foi desenvolvido para o World Presso Photo com as fotos acompanhadas de áudios em cada imagem. Veja abaixo.


0 comentário
bottom of page