Leo Saldanha

5 de jan de 20232 min

“Boring Marketing” e o tédio no marketing da fotografia

Uma reflexão simples: vale a pena se encaixar e seguir na linha "mais do mesmo" no marketing ou tentar se destacar com uma estratégia distinta?

O conceito Boring Marketing não foi criado por mim. Já tem uns 20 anos e foi abordado no livro Purple Cow (S.Godin). Boring é tedioso (traduzido do inglês). É o chato, monótono, aquela coisa sem graça que tem cara de mais do mesmo.

No marketing a gente vê isso o tempo todo. E na fotografia também. Fotos todas parecidas e técnicas de divulgação para atrair e manter clientes com as mesmas "levadas".

A pergunta que fica para você é...

Você faz uso do boring marketing?

A resposta não é fácil, mas se você não tem resultados, contatos e não está conseguindo gerar o que busca para seu negócio de fotografia...então acho que sabemos a resposta.

Por que o TikTok e o Instagram bombam? Porque são divertidos. O "mais do mesmo" é o contrário disso...

Então porque tanta gente está no boring marketing?

porque é o lugar seguro. Se todos fazem "eu vou fazer o mesmo pois também deve funcionar para mim".

Se funciona então ok, mas retorno a pergunta para você: está dando resultado?

Aqui cabe outra reflexão: vale mais a pena fazer "mais do mesmo" do que não fazer nada? (o ato de organizar e tentar pelo menos com o boring marketing).

De novo, vale só se der resultado ($). Do contrário é só para ter a sensação de que está se movimentando. O nome disso é autoengano.

Outras razões para o boring marketing?

  • É mais fácil

  • Não choca e nem empolga, mas é seguro (embora não dê resultado)

  • Eu não tenho riscos (mas também não tenho ganhos...)

Eu poderia continuar citando outros motivos. O marketing da monotonia e de copiar os outros e seguir regras de mercado e a última trend do Insta é sobre afiliação. Ou seja, "se todo mundo faz eu vou fazer também".

Exemplo: postar só fotos e achar que isso é fazer marketing é um caso recorrente. Aliás, curtido e comentários em fotos não são métricas que tiram você do "tédio" no marketing "mais do mesmo".

Você pode continuar com o boring marketing sem problema nenhum. Mas depois só não venha reclamar de que não está conseguindo o que gostaria.

E qual o risco de tentar fazer diferente? De ser divertido, ousado?

O risco é de passar do ponto, o trabalho que vai dar também é outra questão. Sua imagem "ser queimada" e por aí vai.

O fato é que não se trata de ser divertido, chocante ou apelativo. A questão é outra: como ser mais você (sem ser chato) e começar a ter resultado com o marketing sem ser boring em 2023.

Se precisar de ajuda para olhar para si mesmo e fazer o trabalho que tem que ser feito conte com o Plano de Marketing 2023.

    0